RAM terá ''mega-Toro'' para brigar com a Toyota Hilux
Após a 1500 chegar com preços elevados, marca de picapes da Stellantis estaria pensando em novo modelo monobloco mais barato
A Fiat Toro sem dúvidas mudou o mercado de picapes para sempre. Com carroceria monobloco como num carro convencional e porte intermediário entre uma Strada e modelos como a Toyota Hilux, o modelo se tornou o segundo mais vendido de seu segmento. E claramente isso atraiu a atenção das concorrentes.
A Ford já tem em mãos a Maverick, que deve ser lançada em breve para o mercado norte-americano. Fabricada no México com a mesma plataforma do Bronco Sport, confirmado para o Brasil, seria uma forte candidata a rivalizar com a Toro por aqui. Porém, a Stellantis - que controla Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën no Brasil - mais do que responder aos rivais, já estaria de olho nos próximos passos para o mercado de caminhonetes.
De acordo com os colegas do Autos Segredos, a próxima cartada da empresa deverá ser uma picape média com porte de Chevrolet S10 a ser comercializada pela RAM, já conhecida por suas caminhonetes 1500 e 2500 por aqui. No entanto, para se diferenciar das rivais já estabelecidas em nosso mercado, a marca estaria apostando em uma solução diferenciada.
Ao invés de introduzir mais uma picape com chassi por longarina e carroceria sobreposta, a RAM planeja um modelo monobloco como a Toro. A ideia seria utilizar a plataforma Small Wide 4x4 também vista nos Jeep Renegade e Compass, porém alargada e alongada para colocar a novidade entre as caminhonetes de porte médio. O modelo também seria fabricado em Goiana (PE), de onde já saem os modelos da Jeep e da Fiat com a mesma plataforma.
A atual motorização 2.0 turbodiesel da Stellantis, que será revisada para entregar mais de 200 cv no Compass de 7 lugares, é uma das candidatas para equipar o novo produto da RAM. No entanto, a publicação afirma que a empresa também analisa mais opções de propulsores com potência maior. Atualmente, o modelo estaria sendo tratado internamente como “Projeto 291” e sua previsão de lançamento seria para 2024.