Ram Rampage Laramie: a prova de que picape a diesel ainda resiste
Versão é mais barata do que a opção a gasolina, leva mais peso e tem seu charme, mas vale a pena?
Pode dizer que estou parado no tempo, mas picape, para mim, é a diesel. Fui criado andando em Ford F-1000 no interior e o barulho, o cheiro e o funcionamento áspero me remete a caminhonete.
Já andei na Ram Rampage a gasolina —e você pode ler o teste aqui— e gostei do desempenho do poderoso motor Hurricane 2.0 turbo de 272 cv de potência. Mas a pegada ali é outra.
Estou falando de picape para levar mais de uma tonelada sem reclamar e a Rampage só faz isso com o velho motor a diesel, disponível na versão Laramie por R$ 10 mil a menos do que a similar a gasolina: R$ 262.990. Isso mesmo, é até estranho dizer que a versão diesel é mais barata, mas o mercado não está para peixe.
Fui conhecer, então, a caminhonete nessa versão, que é a que eu menos gosto visualmente falando. O excesso de cromado não é para mim. Até prefiro com o pacote Night Edition que pinta tudo de preto, mas ele só é vendido na versão a gasolina. Paciência.
Mas a picape é bonita assim mesmo. Essa versão traz a grade com filetes horizontais, faróis full-LED e rodas de 18 polegadas com acabamento diamantado e preto. Os cromados chegam ao para-choque traseiro e aos emblemas da Ram que enfeitam a tampa da caçamba.
Por dentro, o couro marrom é acompanhado do plástico com textura que imita madeira. Há um bom acabamento, mas não muito espaço. As colunas são grossas, como na Fiat Toro com quem a Rampage compartilha boa parte de sua estrutura. Isso atrapalha na entrada e na saída da picape.
A versão Laramie traz essa multimídia com tela de 12,3 polegadas e o painel digital de 10,3 polegadas. Completam a lista de equipamentos itens como seis airbags, carregador de celular por indução e ar-condicionado com duas zonas de temperatura.
Ao ligar o motor, o barulho e a vibração mostram que se trata de uma picape que resiste com motor a diesel sem ser uma média. A resposta é sempre imediata, mas o motor de 170 cv e 38,8 kgfm de torque tende a perder força enquanto a caminhonete ganha velocidade. Em retomadas para uma ultrapassagem, por exemplo, vai dar saudades da versão a gasolina.
O câmbio automático de nove marchas tem funcionamento suave e conta com trocas manuais caso o motorista prefira. A Rampage tem tração 4x4 permanente sob demanda, mas pode ter a reduzida acionada em um botão no console. Neste caso, a transmissão libera a primeira marcha, curtíssima, mas que ajuda na saída de atoleiros.
Se ainda não está convencido, pense nos R$ 10 mil economizados na compra e no gasto menor com combustível. Durante o nosso teste, a média ficou em 10 km/l. Na versão a gasolina, foi difícil chegar aos 5 km/l. Então, por mais que o diesel custe um pouco a mais, vai valer a pena.
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Ficha técnica
RAM Rampage 2024 Laramie 2.0 16V diesel automático integral 4p | |
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Categoria | picape compacta-média |
Motor | 4 cilindros, 1956 cm³ |
Potência | 170 cv a 3750 rpm (diesel) |
Torque | 35,7 kgfm a 1750 rpm |
Dimensões | Comprimento 5,028 m, largura 1,886 m, altura 1,78 m, entreeixos 2,994 m |
Peso em ordem de marcha | 1942 kg |
Tanque de combustível | 60 litros |
Caçamba | 980 litros |