Ram não tem nos planos uma opção diesel para a 1500 no Brasil
Segundo a marca, novidade no mercado brasileiro trabalhará em uma estratégia de complementaridade com a grandalhona 2500
A Ram realizou nesta quinta-feira (17) uma coletiva de imprensa para abordar mais detalhes sobre a estreia da 1500 no Brasil e fazer um balanço de suas operações no Brasil neste ano.
No encontro, que contou com a participação de Breno Kamei, diretor da Ram para a América Latina, e Juliano Machado, responsável pela marca no Brasil, o Autoo questionou os executivos sobre a escolha de versões para a nova Ram 1500 em nosso mercado e se a empresa planeja oferecer alguma configuração diesel da novidade por aqui, tipo de combustível que domina a preferência dos consumidores quando falamos de picapes de maior porte.
Segundo Kamei nos explicou, a estratégia da Ram com a 1500 no Brasil é baseada em uma complementaridade de gama considerando todo o conjunto que a Ram 2500 entrega no país. “Nós fizemos algumas pesquisas com o público consumidor e notamos um desejo por uma picape de grande porte com motorização gasolina, inclusive até mesmo alguns donos da Ram 2500 também estão adquirindo a Ram 1500 Rebel para um tipo de uso diferente”, explica o diretor da marca a América Latina.
“Em nossa estratégia, a Ram 2500 é muito mais voltada para o agronegócio, para um público que utiliza a picape para percorrer grandes distâncias, algo em torno de 3 mil quilômetros por mês. Já a Ram 1500 mira um cliente mais urbano, que não roda tanto e valoriza mais conforto e luxo a bordo”, acrescenta Juliano Machado.
Logo, a Ram não trabalha com uma perspectiva de importar alguma opção diesel para a 1500, inclusive somente a versão Rebel, em seus catálogos Level I e Level II, deverá chegar ao Brasil. De acordo com Kamei, também não faria muito sentido do ponto de vista comercial importar a Ram 1500 com motorização diesel uma vez que ela chegaria ao país com um valor acima da atual Ram 2500 Laramie (R$ 376.990), picape que traz sob o capô um poderoso 6.7 turbodiesel de 365 cv e 110 kgfm.
Um fato interessante apresentado por Juliano Machado é que, durante a pré-reserva e na medida em que os concessionários foram recebendo pedidos para a nova Ram 1500 Rebel no Brasil, a empresa notou que muitos consumidores de SUVs grandes e até mesmo alguns donos de muscle cars adquiriram a picape, prova de que a estratégia da Ram parece estar no caminho certo. Outra constatação importante é o fato de que as primeiras 100 unidades da picape foram negociadas em 18 horas, algo notável para um veículo de R$ 420 mil.
“Nós posicionamos a Ram 1500 como um veículo premium que combina luxo e alta performance. Também optamos pela versão Rebel para o Brasil exatamente por conta de seu aspecto mais jovial e toda a preparação para o off-road que ela entrega, a qual é muito superior a diversas picapes no país”, destaca Breno Kamei.
Além do 5.7 V8 de 400 cv e 56,7 kgfm, que é capaz de levar a Ram 1500 Rebel de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos, a picape traz um robusto pacote de eletrônica embarcada. Entre seus diferenciais, a Ram 1500 Rebel conta com 6 airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de estacionamento capaz de manobrar a picape em vagas paralelas ou perpendiculares, controle de velocidade adaptativo, assistente de permanência na faixa de rodagem, entre outros. Realçando a questão do luxo interno, a picape conta com revestimento interno de couro, teto solar panorâmico e bancos dianteiros com ajustes elétricos, sendo que todos os assentos contam com aquecimento. O volante também traz essa funcionalidade para melhorar o conforto térmico. Devido ao porte, a Ram 1500 Rebel traz até pedais com regulagem elétrica de distância, ajudando a encontrar de forma mais fácil a melhor posição de dirigir.
Para 2021, a Ram pretende seguir com sua estratégia de crescer suas vendas no mercado e deverá apresentar novidades também para a 2500, possivelmente com a chegada de uma nova configuração para seu modelo de maior porte. A picape deverá bater seu recorde de vendas neste ano, sendo que, até novembro, a Ram 2500 somava 1.192 unidades comercializadas no Brasil.