Ram nacional estreia ''em breve'': veja porque é interessante aguardar a picape inédita

Modelo trará proposta interessante para quem deseja um veículo com porte acima das picapes intermediárias
Excelente flagra divulgado pelo fca_fan_brazil mostra a Ram Rampage finalizando testes

Excelente flagra divulgado pelo fca_fan_brazil mostra a Ram Rampage finalizando testes | Imagem: fca_fan_brazil/Reprodução Instagram

Talvez uma das estreias mais aguardadas para 2023, a inédita picape nacional da Ram vai estrear “em breve”, segundo a marca passou a comunicar em suas redes sociais. 

O modelo vai compartilhar a mesma plataforma (Small Wide) com modelos como o Jeep Commander e também será produzido em Goiana (PE). 

Informações extraoficiais dão conta de que a futura Ram nacional será conhecida até o fim deste semestre, com a chegada efetiva ao mercado ocorrendo poucas semanas depois. 

Devido à proximidade da estreia, flagras recentes da picape com nível de camuflagem menor nos permitem ter algumas noções sobre o projeto, inclusive seu porte. 

Com a Rampage, como deverá ser chamada a novidade, a Ram vai disponibilizar no mercado um produto singular, o qual deve ser aguardado com atenção por quem está considerando a compra de uma picape no momento. 

Fiat Toro 2022
Fiat Toro: base para a criação da Rampage, que terá porte superior
Imagem: Divulgação

A expectativa é que a novidade ofereça porte entre as atuais picapes intermediárias (tais como Chevrolet Montana/Renault Oroch chegando até a Fiat Toro) e os modelos tradicionais de médio porte, como Chevrolet S10, Toyota Hilux, entre outros. 

Aliás, vale citar, a Fiat vai entrar no segmento de picapes médias neste ano aproveitando o projeto da Peugeot Landtrek. Logo, a Stellantis prepara-se para oferecer um portfólio de picapes tão diverso quanto completo, começando pela Fiat Strada e alcançando até a “gigantona” Ram 3500. 

Fiat Strada 2022
Portfólio da Stellantis será o mais completo do Brasil envolvendo picapes, partindo da Fiat Strada no segmento compacto
Imagem: Divulgação

O que deverá ser muito interessante no caso da Rampage, caso o nome de fato se concretize, é que ela deverá entregar uma cabine consideravelmente maior em relação à Fiat Toro, realçando a ênfase no conforto a bordo que permeia os produtos da Ram.

O comportamento dinâmico e a suavidade ao rodar notados nas picapes monobloco também é um argumento que pode favorecer a Rampage no caso de consumidores que utilizam a picape para o lazer.  

A questão do tamanho mais comedido em relação às irmãs também fará da Rampage um veículo mais adequado às nossas ruas e avenidas, bem como o uso nos grandes centros urbanos. 

Assim como observamos nos demais modelos da gama Ram, a Rampage deverá apostar em um bom conteúdo de itens de série e um acabamento interno esmerado.

Tudo isso pode sugerir uma precificação da Rampage em linha com as versões de centro de gama das picapes médias mais vendidas. 

Apurações recentes do Autos Segredos dão conta de que a Rampage deverá estrear com motorização 2.0 turbo diesel acompanhada do câmbio automático de 9 marchas e sistema de tração integral.

Posteriormente, tanto a picape quanto outros modelos nacionais da Stellantis podem ganhar o reforço da motorização 2.0 turbo flex da família GME (Global Medium Engine), a qual já está presente no Jeep Compass norte-americano. 

Ram 3500 Yellowstone Edition
Ram 3500: Stellantis terá picapes para todos os gostos (e bolsos) no Brasil 
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis