Ram Classic chega ao mercado para desafiar versões mais caras de Hilux e cia.
Com V8 de 400 cv sob o capô, modelo chega ao Brasil de olho em quem até então só considerava a compra de Toyota Hilux e cia.
Com uma estratégia interessante, a Ram Classic foi oficialmente apresentada no mercado brasileiro nesta quinta-feira (25).
Graças à procedência mexicana, a novidade chega por aqui de olho nos consumidores de picapes médias na faixa de R$ 350 mil, portanto as versões topo de linha de Toyota Hilux e cia.
Os valores definitivos das duas versões (Laramie e Laramie Night Edition) da Ram Classic serão conhecidos no dia 15 de setembro, quando terá início a comercialização da picape no país.
Um dos argumentos de venda da Ram Classic será o propulsor 5.7 V8 Hemi com seus 400 cv e 56,7 kgfm de torque. De acordo com a fabricante, a picape é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada em 174 km/h.
Para não descuidar do consumo, a Ram Classic é equipada com o sistema de desativação de cilindros (MDS), no qual a central eletrônica corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape de quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidades constantes na cidade ou estrada, quando a potência total não é necessária.
Dessa forma, segundo a Ram, o consumo pode ser reduzido em até 20%. As médias oficiais são de 5,2 km/l na cidade e 6,4 km/l na estrada com gasolina. O modelo conta ainda com caixa de transferência BorgWarner do tipo part-time com as opções 4x2, 4x4 High e 4x4 Low (reduzida). A picape conta também com diferencial traseiro antideslizante e o modo Tow/Haul, que otimiza a troca de marchas ao rebocar um implemento ou levar muita carga.
Outras vantagens que a Ram destaca para sua muscle truck em relação às picapes médias tradicionais figuram na cabine bem mais espaçosa para 5 passageiros e o nível de requinte interno superior.
Entre seus itens de série, a Ram Classic oferece ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas traseiras, revestimento interno de couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 posições com duas memórias para o motorista (que guarda também a posição dos espelhos retrovisores externos, dos pedais e rádio), central multimídia com tela de 8,4”, navegação embarcada, conexão com Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial, entre outros.
A picape conta ainda com sistema de som premium Alpine com 9 alto-falantes, subwoofer de 10” e 506 W de potência, tapetes de borda elevada, tomada de 110 V no painel, volante de couro com aquecimento e rodas de liga leve aro 20”.
Com desenho de cinco raios na versão Laramie, as rodas de liga leve são prateadas no catálogo em questão, o qual aposta em elementos cromados para a carroceria. O diferencial da Laramie Night Edition, por sua vez, é a pintura preta das rodas em linha com o padrão chrome delete que serve de referência para a versão.
Apesar da capacidade de carga para 531 kg ficar bem distante do que a maioria das picapes médias a diesel são capazes de suportar (em torno de 1 tonelada), a Ram Classic se sobressai no quesito volumétrico, com o compartimento traseiro podendo transportar 1.424 litros, além de oferecer dimensões mais generosas, o que facilita a acomodação até mesmo de motocicletas.
Característica importante para boa parte do público consumidor de picapes desse tipo, a Ram Classic é capaz de rebocar até 3.534 kg.
Com três anos de garantia, a Ram Classic terá revisões anuais ou a cada 12 mil quilômetros, sendo que a fabricante anuncia “um plano de manutenção extremamente competitivo” para o modelo.
A Ram Classic, portanto, torna-se a picape de entrada da marca no Brasil. Logo acima estão posicionadas a Ram 1500 Rebel e a Ram 2500 Laramie, ambas partindo de R$ 456.990.