Ram 3500 torna-se a maior, mais potente e capaz picape diesel à venda no Brasil

Modelo pode transportar mais de 1.750 kg na caçamba ou rebocar acima de 9 toneladas
RAM 3500 2022

RAM 3500 2022 | Imagem: Divulgação

A Ram oficializou nesta quinta-feira (24) a chegada da 3500 ao Brasil, modelo que torna-se a picape com as maiores dimensões bem como a motorização turbodiesel de maior potência e torque do mercado brasileiro. Além disso, como veremos adiante, nenhuma outra picape à venda por aqui equipara-se à Ram 3500 seja em capacidade de carga ou reboque. 

Para tanto, a Ram 3500 traz sob o capô o motor 6.7 de 6 cilindros em linha também presente na Ram 2500, porém com uma calibração própria.

Na Ram 3500, o propulsor entrega 377 cv a 2.800 rpm e nada menos do que 117,2 kgfm de torque. São, portanto, 12 cv e 6,6 kgfm a mais do que o encontrado na irmã intermediária. 

Vale destacar que, ao contrário da 2500, a Ram 3500 conta com o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction), que utiliza o Arla 32 para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes, explica a marca norte-americana. 

Associado ao câmbio automático de 6 marchas e o sistema de tração 4x4 com reduzida, o conjunto permite que a Ram 3500 transporte até 1.752 kg na caçamba ou reboque exatos 9.021 kg, ambos no catálogo topo de linha Limited Longhorn. 

RAM 3500 2022
RAM 3500 2022
Imagem: Divulgação

Para lidar com esses números, a Ram destaca que a 3500 conta com chassi extremamente rígido, formado por 98,5% de aços de alta resistência, aliado à suspensão exclusiva, com feixe de molas traseiro, “resultando em muita aptidão para o trabalho pesado, honrando a categoria Heavy Duty da qual faz parte, mas sem renunciar ao conforto de rodagem de uma picape premium”, salienta a fabricante.  

Com 6,06 m de comprimento, 2,12 m de largura, 2,03 m de altura e 3,78 m de entre-eixos, a Ram 3500 pesa 3.665 kg na configuração Laramie e exige habilitação categoria C para ser conduzida.  

Pensada para oferecer alta capacidade de reboque, a Ram 3500 conta ainda com limitador de marchas, controle eletrônico do freio do reboque, além do Diesel Exhaust Brake e função Tow/Haul. 

A picape também pode ser equipada com pré-disposição de fábrica para reboque na caçamba propício para trailers do tipo quinta roda ou gooseneck. Com o sistema, o compartimento de carga tem capacidade volumétrica para 1.628 litros, também o maior da categoria. Nesta configuração, a caçamba conta ainda com tomada interna de 115V e duas tomadas para trailer, de 7 e 12 pinos. 

Nas versões sem preparação para quinta roda, a caçamba conta com as gavetas laterais RamBox, que são totalmente vedadas, podem ser trancadas e acomodam até 122 litros de bagagem cada. 

Com os compartimentos laterais, a caçamba passa a oferecer 1.280 litros de capacidade. 

Independente da configuração, a caçamba da Ram 3500 traz revestimento especial aplicado através de spray que evita riscos e é antiderrapante, além de contar com iluminação por LED.  

Interessante citar o cuidado especial da picape com o nível de acabamento e o bom pacote de tecnologia presente na Ram 3500 (confira o detalhamento de itens de série e preços mais adiante). 

A cabine traz couro e madeira legítima na opção mais cara, além de uma generosa tela vertical de 12” para a central multimídia, que oferece conectividade via Android Auto e Apple CarPlay sem fio. 

RAM 3500 2022
RAM 3500 2022
Imagem: Divulgação

Há ainda aquecimento e ventilação dos assentos dianteiros, aquecimento para o volante e aquecimento para os bancos laterais traseiros a partir da versão Laramie Night Edition. 

Os pedais possuem ajustes elétricos, algo incomum no mercado, assim como os bancos dianteiros podem ser regulados eletricamente em 10 posições, com duas memórias para o motorista. 

A Ram 3500 traz ainda estribo elétrico retrátil a partir da versão intermediária e um prático mecanismo de abertura elétrica para a tampa da caçamba, que pode ser controlado tanto na chave quanto por meio de uma tecla dedicada no painel.  

A Mopar, braço da Stellantis focado em pós-vendas, vai oferecer 28 acessórios originais para a Ram 3500, entre eles uma inédita câmera de trailer, que é instalada na traseira do implemento e transmite a imagem para a central multimídia. 

Outros destaques são a capota marítima dobrável em três segmentos, disponível para as configurações com e sem RamBox, lança com esfera para reboque, sobretapetes de borda elevada (de série na Laramie) e ponteira de escapamento cromada. 

As revisões da Ram 3500 são realizadas a cada 24.000 km ou anualmente, o que, segundo a marca, são prazos condizentes com o perfil do cliente da picape. 

A soma do valor das três primeiras revisões, que podem cobrir até 72 mil km, é de R$ 8.304, perfazendo um custo de R$ 115 a cada 1.000 km rodados, menor que de todas as picapes médias a diesel, segundo a Ram. 

Confira, abaixo, o detalhamento de preços e versões da Ram 3500 no Brasil: 

Ram 3500 Laramie - R$ 484.990
Principais itens de série: central multimídia Uconnect com tela de 12”, sistema de câmera 360°, câmera de caçamba, retrovisor eletrocrômico, som premium Alpine de 10 alto-falantes e 1 subwoofer, cancelamento ativo de ruído, estribos laterais de porta a porta (dão acessos extras à caçamba), controle eletrônico de freio do reboque, faróis Full LED, farol alto automático, controle de velocidade de cruzeiro, monitoramento de pontos cegos, bancos com revestimento mesclando couro e alcântara, console central modular com 39 litros de volume, sobretapetes de borda elevada, entre outros. 

Ram 3500 Laramie Night Edition - R$ 509.990 
Principais itens de série: versão Laramie + retrovisor interno digital, sistema de som premium Harman Kardon com 17 alto-falantes e 1 subwoofer, estribos elétricos (se recolhem com as portas fechadas), controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa, faróis e lanternas com máscara negra, para-choques e molduras dianteiras na cor da carroceria, grade, rodas e emblemas escuros, interior preto, Cab lights (luzes na capota, logo acima do para-brisa) e bancos traseiros laterais aquecidos. 

Ram 3500 Limited Longhorn - R$ 529.990 
Principais itens de série: todos já citados (exceto acabamentos externos e internos escuros ou na cor da carroceria da Laramie Night Edition) + faróis Full LED Matrix direcionais, grade frontal e rodas de liga leve com desenho exclusivo, ganchos de reboque e molduras das janelas com acabamento cromado, revestimento marrom e preto em couro Natura Plus, acabamentos internos com madeira legítima, tapetes especiais, emblema da versão no console central e opção de pintura dois tons (Branco Pérola com Marrom Walnut). 

RAM 3500 2022
RAM 3500 2022
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis