R$ 70 mil: Toyota Yaris usado é completo e pode ser alternativa aos populares de entrada 0 km
Lançado em 2018, o hatch compete com VW Polo, Peugeot 208, Hyundai HB20 e Fiat Argo
Lançado em junho de 2018, o Yaris Hatch chegou em três versões: a de entrada XL, a intermediária XS e a topo de linha XLS. A mais simples vinha com motor emprestado do Etios, o 1.3 de 101/94 cv e 12,9/12,5 kgfm de torque com opções de câmbio manual de seis marchas ou CVT que simula sete velocidades. Já a partir da intermediária o modelo só era equipado com o 1.5 (110/105 cv e 14,9/14,3 kgfm) associado ao CVT.
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Com 4,14 m de comprimento, 173 m de largura, 1,49 m de altura e 2,55 m de entre-eixos, o hatch é compacto, porém seus 310 litros é superior ao dos rivais Ford Fiesta (281 litros), Peugeot 208 (285 litros), Volkswagen Polo (300 litros), Hyundai HB20 (300 litros) e Fiat Argo (300 litros). Só perde para o Honda Fit que tem 363 litros.
Na lista de equipamentos de série, desde a opção de entrada, é possível encontrar: ar-condicionado (analógico), direção elétrica progressiva, computador de bordo com 7 funções, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, controle de cruzeiro, volante multifuncional e acendimento automático dos faróis. Se fizer questão central multimídia com tela de 7 polegadas, ar-condicionado digital, câmera de ré ou teto solar elétrico, por exemplo, só optando a partir das versões intermediárias.
Em janeiro de 2019, a Toyota incluiu a aventureira X-Way que acrescenta: roda de liga leve com acabamento na cor preta, rack no teto, apliques de para-choque e para-lama, frisos nas laterais. Por dentro, bancos em couro, ar condicionado digital, retrovisores externos com rebatimento elétrico, sistema de assistência à frenagem (BAS) e distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) são alguns dos itens desta versão.
Em outubro de 2020, a principal novidade da linha 2021 foi a série especial S com uma tiragem de apenas 450 exemplares. De diferente, vinha com rodas exclusivas de 16 polegadas, faróis com projetor e detalhes em vermelho na grade dianteira, na capa dos retrovisores e na faixa vermelha que interliga as lanternas. Entre os equipamentos de série, possui teto solar e bancos de couro com costura vermelha.
Para se preparar com a chegada do Honda City hatch que substituiu o Fit, em janeiro de 2022 (já como modelo 2023), a Toyota preparou uma leve reestilização, evidenciado pela frente mais agressiva, a mesma do modelo tailandês. Já o motor 1.3 se despedia, ficando apenas o 1.5.
PONTOS QUE MERECEM ATENÇÃO
- Acabamento
Este é um mal que irrita bastante os donos, pois o excesso de plásticos do acabamento do painel e forrações de portas acabam virando uma fonte de ruídos com o tempo. Nesse caso, a única solução é levar em lojas especializadas em eliminar barulhos. Os preços do serviço podem variar de R$ 500 a mais de R$ 1 mil, dependendo do caso.
- Frente muito baixa
Olhe atentamente a parte de baixo, principalmente o para-choque. Acontece que por ter a frente muito baixa, costuma apresentar ralados e até trincas na peça plástica.
Aproveite e verifique se há amassados no cárter. Se não tiver um protetor de cárter, é bom providenciar um. No Mercado Livre, encontramos a peça por um valor médio de R$ 130.
- Volante
Outro problema que aflige os donos do hatch compacto é o descascamento do volante. No site Reclame Aqui e Proteste, por exemplo, há inúmeras queixas em unidades novas e com baixa quilometragem. Caso você compre um Yaris cujo volante ainda esteja em bom estado, vale a pena investir um capas para proteção do volante que saem, em média, R$ 25 no Mercado Livre.
- Central multimídia
Outro inconveniente que preocupa bastante é a central multimídia. A principal reclamação é do atraso para responder aos comandos de atender e desligar ligações, além do travamento da interface.
- Alternador
Outro defeito crônico do carro vem do alternador, mais precisamente do regulador da tensão. Em alguns casos, é preciso trocar até o alternador, conforme relatado por alguns donos em fóruns e sites de reclamação. Os principais sintomas são da direção que enrijece e trava do nada. Um dos clientes de Belo Horizonte (MG) que queixou através do site Reclame Aqui disse que precisou arcar com R$ 500 para adquirir uma nova bateria e mais R$ 2.400 por um novo alternador.
MELHORES E PIORES UNIDADES PARA COMPRAR
Até janeiro de 2022, o Yaris contava com motor 1.3. A partir de então, só passou a vir com a 1.5 e câmbio CVT com simulação de sete marchas.
A dica é justamente dar preferência para essa última. Ela tem desempenho superior e pode ser encontrada no mercado de seminovos e usados com preços a partir de R$ 70 mil.
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