R$ 49 mil: VW Pointer GLI 1.8 1996, conheça o exemplar à venda em estado de 0 km
Hatch de quatro portas foi um dos últimos carros feitos pela Autolatina no Brasil
A Autolatina foi um acordo comercial - durando de 1987 a 1996 - entre a Volkswagen e a Ford para atender os mercados brasileiro e argentino de modo que pudesse economizar nos custos de produção e o VW Pointer foi um dos frutos dessa parceria.
VEJA TAMBÉM:
- Quase 0 km! Veja a VW Parati mais nova do Brasil que custa R$ 120 mil
- Encontramos um VW Voyage com apenas 7.800 km; veja detalhes da relíquia
O hatchback era montado na mesma base do sedã de duas portas Logus que também aproveitava a plataforma do Ford Escort. Portanto, podemos dizer que o Pointer nada mais era do que um “Escort com quatro portas da Volkswagen”.
Apesar disso, o modelo da montadora alemã tinha identidade própria, ao contrário da dupla Apollo/Verona. A começar pelo desenho da carroceria projetado pelo estúdio Ghia em conjunto com os designers da Volkswagen. Foi lançado no final de 1993 como modelo 1994 nas versões CLI, GLI e a esportivo GTI. As duas primeiras tinham o motor AP 1.8 de 99 cv, reservando à versão GTI o propulsor 2.0, de 116 cv, que seria ofertado mais tarde na GLI.
Interior com apenas o essencial
As únicas mudanças ocorridas durante a curta trajetória foram os para-choques pintados na cor da carroceria - nas CLI e GLI e novos revestimentos nos bancos e portas que deixaram o hatch com ar mais sofisticado.
Sua vida por aqui foi bem curta com o fim da Autolatina, decretada em 1996, mas os poucos remanescentes que sobraram são motivos de orgulho por quem reviveu essa importante fase da indústria automobilística nacional e internacional.
Um desses exclusivos e cada vez mais raros de se encontrar é o GLI das fotos que estampa este texto. Ele pertence ao comerciante e youtuber Reginaldo Ricardo, o Reginaldo de Campinas. Trata-se da última “fornada” da Autolatina após decretada o seu fim. Com inacreditáveis 13.000 km, pelo estado geral do carro, a impressão é que nem “rodou tudo isso”.
Olhar o acabamento caprichado em veludo, mesmo nas versões mais simples, nos dá certa nostalgia e aquela vontade de voltar no tempo. O cofre do motor também dá as boas-vindas aos entusiastas dos motores AP, no caso deste Pointer AP-1800. Tudo devidamente no lugar com as etiquetas da Autolatina espalhadas por todos os detalhes.
Enfim, não tem muito do que falar, apenas fazer um Pix de R$ 49 mil reais se você realmente quer integrá-lo à sua coleção. Considerando a raridade que é, o preço não está tão fora da realidade pelos muitos outros carros que vemos por aí.