R$ 300 mil: VW Passat Flash 1987 0 km custa mais que uma picape Amarok V6 Comfortline
Modelo das fotos não rodou nem 30 km e mantém até o jogo de pneus Pirelli P44 intactos
O Volkswagen Passat foi lançado no Brasil em setembro de 1974 e agradou a todos logo de cara graças às linhas charmosas, obra assinada pelo mestre Giorgetto Giugiaro, o mesmo que desenhou alguns dos principais carros esportivos da Ferrari.
VEJA TAMBÉM:
- Preço de Tracker! Chevrolet Monza SL/E 1985, nunca usado, é vendido por R$ 115 mil
- Só R$ 75 mil? Fiat Uno Ciao 0km é vendido por menos de quando foi lançado
Em seus 14 anos de produção, o modelo teve 897.829 unidades fabricadas, incluindo as destinadas à exportação, e entre as várias versões produzidas, podemos citar a L, LS, LM, TS, LSE/LSE Paddock, GLS, TS, GTS/GTS Pointer, LS Village/GL Village, além das raríssimas Sport, Plus, Surf, 4M e Flash.
Falando nessa última, talvez uma das mais raras e pouco conhecidas, foi fabricada apenas no ano de 1987 e traz o mesmo motor 1.8 da esportiva GTS Pointer. A diferença é que na Flash vinham com calotas e faixas laterais com o nome da série especial, além das apenas três cores restritas: prata, branca Alpino e vermelha Royal. É desta tonalidade o raríssimo Passat Flash 0km que está disponível através da loja paulista Salvajoli Clássicos e Especiais que há mais de 50 anos é especializada na venda de veículos raros e antigos.
Incrivelmente mantido por 36 anos sem uso, o exemplar ostenta apenas 25 km no hodômetro e mantém até o clássico jogo de pneus radiais da Pirelli, o P44 na medida 175/70 R13. Ele se encontra sem deformações ou rachaduras, o que certamente leva a crer que o cupê ficou hibernando todo esse tempo sobre cavaletes.
Conjunto mecânico é o mesmo da versão GTS Pointer
Já o motor, como dito, é o mesmo da versão esportiva Pointer, o idolatrado AP-1.800S (1.781cm³) 1.8 8V de quatro cilindros em linha com comando simples no cabeçote, alimentado por carburador de corpo duplo e movido a etanol. Ligado por uma transmissão manual de cinco marchas, nas fichas técnicas oficiais indicam um zero a 100 km/h em 10,3 segundos e velocidade final de 172 km/h.
Por dentro, a única semelhança com a esportiva GTS Pointer é o volante de quatro raios, a manopla esportiva do câmbio e o painel de instrumentos com velocímetro de escala até 220 km/h e conta-giros até 7.000 rpm. Já o tecido é exclusivo desta edição limitada, no caso o tear diagonal com gravação “Flash”.
De resto, é até redundante dizer que é novo e original, pois o Passat Flash simplesmente nunca foi usado. Nem mesmo as etiquetas de motor, que geralmente acabam se descolando ou enrugando, o tempo conseguiu castigar. As únicas testemunhas da época foram os reservatórios do lavador do para-brisa e da gasolina para partida a frio que se encontram pouco amarelados. De resto, tudo parece que foi fabricado a algumas horas!
Todo esse esforço e dedicação do colecionador tem um preço: R$300 mil, valor equivalente ao da picape VW Amarok V6 0km na versão Comfortline que custa hoje R$298.430. E você, fã e entusiasta de veículos clássicos e antigos, teria “coragem” de pagar toda essa quantia por um modelo como esses?
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter