R$ 300 mil: VW Passat Flash 1987 0 km custa mais que uma picape Amarok V6 Comfortline

Modelo das fotos não rodou nem 30 km e mantém até o jogo de pneus Pirelli P44 intactos
Volkswagen Passat Flash

Volkswagen Passat Flash | Imagem: Reprodução/Salvajoli Clássicos e Especiais

O Volkswagen Passat foi lançado no Brasil em setembro de 1974 e agradou a todos logo de cara graças às linhas charmosas, obra assinada pelo mestre Giorgetto Giugiaro, o mesmo que desenhou alguns dos principais carros esportivos da Ferrari

VEJA TAMBÉM:

Em seus 14 anos de produção, o modelo teve 897.829 unidades fabricadas, incluindo as destinadas à exportação, e entre as várias versões produzidas, podemos citar a L, LS, LM, TS, LSE/LSE Paddock, GLS, TS, GTS/GTS Pointer, LS Village/GL Village, além das raríssimas Sport, Plus, Surf, 4M e Flash.

Falando nessa última, talvez uma das mais raras e pouco conhecidas, foi fabricada apenas no ano de 1987 e traz o mesmo motor 1.8 da esportiva GTS Pointer. A diferença é que na Flash vinham com calotas e faixas laterais com o nome da série especial, além das apenas três cores restritas: prata, branca Alpino e vermelha Royal. É desta tonalidade o raríssimo Passat Flash 0km que está disponível através da loja paulista Salvajoli Clássicos e Especiais que há mais de 50 anos é especializada na venda de veículos raros e antigos.

Incrivelmente mantido por 36 anos sem uso, o exemplar ostenta apenas 25 km no hodômetro e mantém até o clássico jogo de pneus radiais da Pirelli, o P44 na medida 175/70 R13. Ele se encontra sem deformações ou rachaduras, o que certamente leva a crer que o cupê ficou hibernando todo esse tempo sobre cavaletes. 

Conjunto mecânico é o mesmo da versão GTS Pointer

Volkswagen Passat Flash
Por dentro, os bancos mais simples do Passat Flash estão entre as poucas diferenças em relação à versão GTS Pointer
Imagem: Reprodução/Salvajoli Clássicos e Especiais

Já o motor, como dito, é o mesmo da versão esportiva Pointer, o idolatrado AP-1.800S (1.781cm³) 1.8 8V de quatro cilindros em linha com comando simples no cabeçote, alimentado por carburador de corpo duplo e movido a etanol. Ligado por uma transmissão manual de cinco marchas, nas fichas técnicas oficiais indicam um zero a 100 km/h em 10,3 segundos e velocidade final de 172 km/h.

Por dentro, a única semelhança com a esportiva GTS Pointer é o volante de quatro raios, a manopla esportiva do câmbio e o painel de instrumentos com velocímetro de escala até 220 km/h e conta-giros até 7.000 rpm. Já o tecido é exclusivo desta edição limitada, no caso o tear diagonal com gravação “Flash”. 

De resto, é até redundante dizer que é novo e original, pois o Passat Flash simplesmente nunca foi usado. Nem mesmo as etiquetas de motor, que geralmente acabam se descolando ou enrugando, o tempo conseguiu castigar. As únicas testemunhas da época foram os reservatórios do lavador do para-brisa e da gasolina para partida a frio que se encontram pouco amarelados. De resto, tudo parece que foi fabricado a algumas horas!

Todo esse esforço e dedicação do colecionador tem um preço: R$300 mil, valor equivalente ao da picape VW Amarok V6 0km na versão Comfortline que custa hoje R$298.430. E você, fã e entusiasta de veículos clássicos e antigos, teria “coragem” de pagar toda essa quantia por um modelo como esses?

Volkswagen Passat Flash
Traseira pode ser facilmente convertida para ficar igual a do Passat GTS Pointer, com a inclusão de poucos detalhes
Imagem: Reprodução/Salvajoli Clássicos e Especiais

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Volkswagen Passat Flash

Volkswagen Passat Flash

Volkswagen Passat Flash

Volkswagen Passat Flash

Volkswagen Passat Flash

Volkswagen Passat Flash

Volkswagen Passat Flash

Volkswagen Passat Flash

Volkswagen Passat Flash

Volkswagen Passat Flash

Volkswagen Passat Flash

Volkswagen Passat Flash

Volkswagen Passat Flash

Volkswagen Passat Flash

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise