R$ 30 mil: VW CrossFox usado é o hatch aventureiro que cabe em qualquer lugar

Barato, o crossover traz boas vantagens, mas revela pontos fracos; saiba detalhes
Volkswagen CrossFox

Volkswagen CrossFox | Imagem: Divulgação


De olho no sucesso do Ford EcoSport em 2003, a Volkswagen resolveu lançar em 2005 o CrossFox, um hatch com ar aventureiro que trouxe várias vantagens em relação aos outros compactos Fox e Polo, os quais dividiam a mesma plataforma (PQ24). A começar pela altura livre do solo de 5,3 cm a mais que ajudava a encarar melhor as esburacadas ruas brasileiras. 

VEJA TAMBÉM:

Além disso, o CrossFox era brindado com uma lista de itens de série generosa. Nela, havia direção hidráulica, rodas de alumínio 205/60 R15, banco traseiro com ajuste longitudinal, fora o kit “off-road”, composto de quebra-mato, estribos, faróis de milha e neblina e rack de teto. De opcionais, havia: airbag, ar-condicionado, trio elétrico, alarme, CD player, comandos de som no volante, freios ABS e revestimento nos bancos e volante em couro.

Assim como a base de construção, o crossover da VW compartilhava a mesma motorização de Fox e Polo, o EA111 1.6 8V total flex que rendia até 103 cv e torque de 14,5 kgfm. Combinado ao bom escalonamento do câmbio manual de cinco marchas, o carro era empolgante para uso na cidade, com respostas rápidas e diretas. 

Em 2008, chegou a linha 2009 com novo motor EA111 VHT (Very High Torque), com mais torque em baixas rotações: 15,6/15,4 kgfm a 2.500 rpm. Mas junto a esta mudança também viria melhoramento no consumo de combustível e no isolamento acústico, um problema crônico antigo do hatch. A primeira e leve reestilização surgiu no final de 2009 como linha 2010. Por dentro, o acabamento foi melhorado com menos uso de plásticos na forração de portas e o novo painel de instrumentos passou a ter mostradores maiores.

Até 2017, quando o CrossFox deixou de ser produzido, houve poucas modificações como a estreia do câmbio automatizado I-Motion (2012) e outra renovação estética acompanhada da inclusão da direção elétrica, transmissão automática de seis velocidades e motor MSI 1.6 16V com até 120 cv de potência.

 

PONTOS IMPORTANTES A OLHAR ANTES DA COMPRA

Volkswagen CrossFox
Volkswagen CrossFox da primeira geração já pode ter volante multifuncional entre os equipamentos
]Imagem: Divulgação
  • Acabamento

Principalmente nos primeiros CrossFox, é comum os ruídos internos, uma consequência do excesso de plástico nas portas e painel que não possui o devido isolamento acústico. A solução é levar o carro a oficinas conhecidas como “papa-grilos”, especializadas em eliminar os indesejáveis barulhos.

  • Estepe traseiro

Nos modelos do CrossFox, mais cedo ou mais tarde, acabam surgindo rangidos metálicos vindos do suporte traseiro. Uma dica simples e que pode ajudar é aplicação de graxa por onde se origina o ruído. 

  • Acúmulo de água no carpete

Outro problema recorrente é o acúmulo de água e consequentemente odor de mofo nos carpetes. A água entra pelas pestanas de borrachas e escorre por toda a parte interna da porta. A principal causa pode estar atrelada à película de plástico que deixa a água passar.

  • Caixa de direção

Ruídos oriundos da caixa de direção, tanto com sistema hidráulico, quanto elétrico, incomodam bastante. Dependendo do diagnóstico, as trocas das buchas do componente poderiam resolver de vez a barulheira.

  • Recalls

Quanto aos recalls, certifique-se de que já foi feita a troca do airbag de algumas unidades fabricadas em março e julho de 2014. Já para outras produzidas entre fevereiro de 2014 e janeiro de 2015, o chamado é para a substituição do volante de direção. Em alguns convocados, feitos de março de 2016 a janeiro de 2017, o alternador precisa ser trocado. Com o número do chassi, verifique junto ao site da VW se a unidade está envolvida.

 

QUAL VERSÃO NÓS RECOMENDAMOS

Volkswagen CrossFox
Volkswagen CrossFox vem com estepe na traseira entre os itens exclusivos desta versão
Imagem: Divulgação

Se você não abre mão de um hatch compacto com apelo off -road, mas não pode gastar mais do que R$ 40 mil, o CrossFox é o carro certo para você. Ligeiramente maior que o rival Hyundai HB20X, o carro da VW traz alguns recursos interessantes como o sistema de rebatimento do banco traseiro que possibilita ampliar o volume do porta-malas.

Por menos de R$ 30 mil, você já pode andar antenado na modinha dos falsos SUVs, gastando bem menos. Porém, como estamos falando de um veículo mais usado, é fato que a manutenção precisa estar rigorosamente em dia. 

Por menos que isso, também é possível encontrar alguns exemplares no mercado de usados. No entanto, é preciso se conscientizar que as versões com pacotes mais básicos, sem ar-condicionado, por exemplo.

Outra dica é fugir da caixa automatizada I-Motion que geralmente dão mais problemas e são caras e difíceis de serem reparadas. Por fim, as cores vivas como a amarela, laranja e vermelha são um gosto pessoal, mas que a maioria torce o nariz e, por isso, mais complicadas de serem revendidas. 

A partir de R$ 35 mil, você pode dar uma atenção especial aos modelos 2014/2015 ou 2015/2015 em diante, as quais já passaram a sair de fábrica com motor 1.6 16V combinado com o câmbio manual de seis marchas, o que na prática ficou mais eficiente.

Além disso, ele ganhou importantes itens de segurança como controle eletrônico de estabilidade e controle de tração, que ajudam no controle do carro em pisos de baixa aderência. A linha também incorporou o controle de partida, muito útil nas saídas em rampas sem deixar o veículo voltar.

Estas são algumas dicas das melhores unidades do VW CrossFox que podem ser compradas por um valor irrisório. Verifique com cuidado o exemplar que pretende comprar e peça a ajuda de um bom profissional quanto à parte mecânica e elétrica.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

 

Volkswagen CrossFox

Volkswagen CrossFox

Volkswagen CrossFox

Volkswagen CrossFox

Volkswagen CrossFox

Volkswagen CrossFox

Volkswagen CrossFox

Volkswagen CrossFox

Volkswagen CrossFox

Volkswagen CrossFox

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise