R$ 30 mil: VW CrossFox usado é o hatch aventureiro que cabe em qualquer lugar
Barato, o crossover traz boas vantagens, mas revela pontos fracos; saiba detalhes
De olho no sucesso do Ford EcoSport em 2003, a Volkswagen resolveu lançar em 2005 o CrossFox, um hatch com ar aventureiro que trouxe várias vantagens em relação aos outros compactos Fox e Polo, os quais dividiam a mesma plataforma (PQ24). A começar pela altura livre do solo de 5,3 cm a mais que ajudava a encarar melhor as esburacadas ruas brasileiras.
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Além disso, o CrossFox era brindado com uma lista de itens de série generosa. Nela, havia direção hidráulica, rodas de alumínio 205/60 R15, banco traseiro com ajuste longitudinal, fora o kit “off-road”, composto de quebra-mato, estribos, faróis de milha e neblina e rack de teto. De opcionais, havia: airbag, ar-condicionado, trio elétrico, alarme, CD player, comandos de som no volante, freios ABS e revestimento nos bancos e volante em couro.
Assim como a base de construção, o crossover da VW compartilhava a mesma motorização de Fox e Polo, o EA111 1.6 8V total flex que rendia até 103 cv e torque de 14,5 kgfm. Combinado ao bom escalonamento do câmbio manual de cinco marchas, o carro era empolgante para uso na cidade, com respostas rápidas e diretas.
Em 2008, chegou a linha 2009 com novo motor EA111 VHT (Very High Torque), com mais torque em baixas rotações: 15,6/15,4 kgfm a 2.500 rpm. Mas junto a esta mudança também viria melhoramento no consumo de combustível e no isolamento acústico, um problema crônico antigo do hatch. A primeira e leve reestilização surgiu no final de 2009 como linha 2010. Por dentro, o acabamento foi melhorado com menos uso de plásticos na forração de portas e o novo painel de instrumentos passou a ter mostradores maiores.
Até 2017, quando o CrossFox deixou de ser produzido, houve poucas modificações como a estreia do câmbio automatizado I-Motion (2012) e outra renovação estética acompanhada da inclusão da direção elétrica, transmissão automática de seis velocidades e motor MSI 1.6 16V com até 120 cv de potência.
PONTOS IMPORTANTES A OLHAR ANTES DA COMPRA
]Imagem: Divulgação
- Acabamento
Principalmente nos primeiros CrossFox, é comum os ruídos internos, uma consequência do excesso de plástico nas portas e painel que não possui o devido isolamento acústico. A solução é levar o carro a oficinas conhecidas como “papa-grilos”, especializadas em eliminar os indesejáveis barulhos.
- Estepe traseiro
Nos modelos do CrossFox, mais cedo ou mais tarde, acabam surgindo rangidos metálicos vindos do suporte traseiro. Uma dica simples e que pode ajudar é aplicação de graxa por onde se origina o ruído.
- Acúmulo de água no carpete
Outro problema recorrente é o acúmulo de água e consequentemente odor de mofo nos carpetes. A água entra pelas pestanas de borrachas e escorre por toda a parte interna da porta. A principal causa pode estar atrelada à película de plástico que deixa a água passar.
- Caixa de direção
Ruídos oriundos da caixa de direção, tanto com sistema hidráulico, quanto elétrico, incomodam bastante. Dependendo do diagnóstico, as trocas das buchas do componente poderiam resolver de vez a barulheira.
- Recalls
Quanto aos recalls, certifique-se de que já foi feita a troca do airbag de algumas unidades fabricadas em março e julho de 2014. Já para outras produzidas entre fevereiro de 2014 e janeiro de 2015, o chamado é para a substituição do volante de direção. Em alguns convocados, feitos de março de 2016 a janeiro de 2017, o alternador precisa ser trocado. Com o número do chassi, verifique junto ao site da VW se a unidade está envolvida.
QUAL VERSÃO NÓS RECOMENDAMOS
Imagem: Divulgação
Se você não abre mão de um hatch compacto com apelo off -road, mas não pode gastar mais do que R$ 40 mil, o CrossFox é o carro certo para você. Ligeiramente maior que o rival Hyundai HB20X, o carro da VW traz alguns recursos interessantes como o sistema de rebatimento do banco traseiro que possibilita ampliar o volume do porta-malas.
Por menos de R$ 30 mil, você já pode andar antenado na modinha dos falsos SUVs, gastando bem menos. Porém, como estamos falando de um veículo mais usado, é fato que a manutenção precisa estar rigorosamente em dia.
Por menos que isso, também é possível encontrar alguns exemplares no mercado de usados. No entanto, é preciso se conscientizar que as versões com pacotes mais básicos, sem ar-condicionado, por exemplo.
Outra dica é fugir da caixa automatizada I-Motion que geralmente dão mais problemas e são caras e difíceis de serem reparadas. Por fim, as cores vivas como a amarela, laranja e vermelha são um gosto pessoal, mas que a maioria torce o nariz e, por isso, mais complicadas de serem revendidas.
A partir de R$ 35 mil, você pode dar uma atenção especial aos modelos 2014/2015 ou 2015/2015 em diante, as quais já passaram a sair de fábrica com motor 1.6 16V combinado com o câmbio manual de seis marchas, o que na prática ficou mais eficiente.
Além disso, ele ganhou importantes itens de segurança como controle eletrônico de estabilidade e controle de tração, que ajudam no controle do carro em pisos de baixa aderência. A linha também incorporou o controle de partida, muito útil nas saídas em rampas sem deixar o veículo voltar.
Estas são algumas dicas das melhores unidades do VW CrossFox que podem ser compradas por um valor irrisório. Verifique com cuidado o exemplar que pretende comprar e peça a ajuda de um bom profissional quanto à parte mecânica e elétrica.
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