R$ 30 mil: Renault Logan é um dos carros usados mais econômicos do Brasil

Sedã reúne outros pontos fortes, porém esconde alguns fracos também; confira os prós e contras
Renault Logan Authentique 1.0

Renault Logan Authentique 1.0 | Imagem: Divulgação

O Renault Logan evoluiu bastante desde que a sua segunda geração foi lançada, no final de 2013 como modelo 2014. Abandonando de vez as linhas quadradas, o sedã também evoluiu na construção adotando uma plataforma melhorada que contribuiu, principalmente na parte estrutural.

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Com esta estratégia, o Renault Logan 2014 pôde rivalizar com mais “segurança” com Chevrolet Cobalt, Fiat Grand Siena e Volkswagen Voyage. Apesar de perder em porta-malas para os dois primeiros concorrentes (563 litros e 520 l), o sedã da marca francesa não fazia feio com seus 510 l.

Inicialmente chegou nas versões Authentique, Expression e Dynamique. A mais simples já contava com freios ABS, dois airbags (passageiro e motorista), porém a direção hidráulica, volante com altura regulável e ar-condicionado manual só pedindo à parte. Em compensação, a intermediária, além de todos estes itens de série, incluía o alarme, vidros elétricos dianteiros, banco traseiro rebatível e rádio.

O sensor de estacionamento traseiro e sistema multimídia de navegação eram opcionais. Por fim, a topo de linha acrescentava faróis de neblina, banco traseiro bipartido, controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático), vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos, mas sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado automático e sistema multimídia com navegação só era vendido à parte.

Entre os motores, havia desde o 1.0 16V Hi-Power de 80 cv com etanol e 77 cv com gasolina até o 1.6 8V Hi-Power com 106/98 cv, mas a partir da linha 2017, passou a ser substituídos pelos novos motores da família SCe, o 1.0 12V de três cilindros de 82/79 cv e 1.6 16V de quatro cilindros de 118/115 cv, sempre com câmbio manual de cinco marchas de série. No lançamento, a Renault afirmou que estes novos propulsores ficaram até 19% e 21% mais econômicos, respectivamente. Falando em transmissão, em 2014, a Renault chegou a oferecer a temida automatizada Easy’R que deve ser evitada. Saiba mais a seguir.

 

PONTOS IMPORTANTES A OLHAR ANTES DA COMPRA

Renault Logan 2017
Renault Logan pode ser encontrado com central multimídia e volante multifuncional
Imagem: Divulgação
  • Bancos 

Um problema crônico que vem desde a primeira geração da linha Sandero e Logan está no revestimento dos bancos. Eles são muito frágeis, o que pode ocasionar o desfiamento do tecido facilmente. Alguns donos são mais cuidadosos e forram com capas específicas para bancos. 

 

  • Pastilhas de freio

Não deixe de verificar também o estado das pastilhas de freio que costumam ter durabilidade precoce. Na época em que o modelo era mais novo, foram reportados casos em que com menos de 10 mil km rodados, o proprietário já teria de efetuar a troca do jogo de pastilhas.

 

  • Marcador de combustível

No marcador de combustível, é comum apresentarem falhas na leitura. A causa deste problema crônico na maioria das vezes está na boia, ou mesmo na bomba. O problema afeta também outros carros da marca como Logan, Kwid, Duster e Captur.

 

  • Motores SCe: 1.0 12V e 1.6 16V 

Apesar de mais econômicos no etanol e na gasolina, é no óleo que estes motores deram o que falar, com várias reclamações em sites e revistas especializadas. O caso é que com menos de 10 mil km, muitos donos reclamam do consumo exagerado do lubrificante, abaixo do nível mínimo da vareta medidora de óleo. Um dos donos chegou a postar no Fórum Logan Clube https://www.loganclube.com.br/thread-4315.html

que seu carro com apenas 4 mil km foi levado para a concessionária sem óleo visível na vareta. Segundo a postagem deste proprietário, “a fábrica informou que é um problema da junta do cabeçote e outra peça, que não foi corretamente dimensionada para este motor novo”.

 

  • Recall da direção 

Segundo a Renault, foi constatado um defeito nas rótulas axiais (ambos os lados), que é o componente que faz a ligação entre a caixa de direção e o cubo de roda. Caso a peça se rompa, poderá acarretar perda da dirigibilidade e tendo como consequência acidente grave. Com o número do chassi, verifique no site www.renault.com.br/recall se o modelo está na lista e caso confirmado, se já foi efetuado o serviço. Aproveite também para ver se há outros componentes envolvidos. Para mais informações e quiser consultar outros itens envolvidos, basta ligar para 0800 055 5615.

QUAL VERSÃO NÓS RECOMENDAMOS

Renault Logan Authentique 1.0
Renault Logan também se detaca pelo bom espaço no porta-malas, de 510 litros de capacidade
 Imagem: Divulgação

Antes de tudo, por mais que pareça óbvio, tente resistir aos Logans mais pelados, sem direção hidráulica e ar-condicionado que tem a revenda mais difícil. O mesmo se aplica às opções com o temido câmbio automatizado que, infelizmente, não vingou, por ter pouca eficiência, baixa durabilidade da embreagem e manutenção cara, segundo alguns relatos dos próprios donos.

Quer comprar sem medo? Dê a vez para as unidades do Renault Logan fabricadas a partir da linha 2017 na qual passou a contar com motores da família SCe. 

Se a sua intenção é privilegiar o consumo e usá-lo na cidade, o 1.0 12V SCe de três cilindros de 82/79 cv vai bem. Ele ficou até 19% mais econômico em relação ao antigo 1.0 16V de quatro cilindros, segundo a Renault. Faz 9,4 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol, enquanto que na gasolina, o consumo passou para 14 km/l no ciclo urbano e 14,9 km/l no ciclo rodoviário. 

Quer mais agilidade no trânsito? Então por a partir de R$ 40 mil, a 1.6 16V, por sua vez, foi a que mais trouxe melhorias na economia de combustível, com 21%, em relação ao 1.6 8V anterior, de acordo com a fabricante francesa. Com isso, o novo propulsor passou a fazer 8,7 km/l no perímetro urbano e 9,7 km/l no perímetro rodoviário no etanol. Com gasolina, os números passaram para 13 km/l e 14 km/l, nessa ordem. 

Quanto ao espaço interno e solidez estrutural da carroceria, o Renault Logan evoluiu bem, graças a melhoria na construção sobre a plataforma melhorada. Na cabine, quatro adultos de estatura alta podem viajar sem roçar a cabeça no teto. No porta-malas, seus 510 litros dão conta de acomodar até duas malas grandes e uma média sem apertar.

Com todas essas qualidades, não é de se estranhar que o sedã da Renault tenha sobrevivido até hoje. Atualmente, o Logan aparece na 36ª posição em vendas com 1.481 unidades, segundo o último levantamento da Fenabrave. Hoje, o preço de um 0 km na versão mais simples Life parte de R$ 97.010.

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Renault Logan Authentique 1.0

Renault Logan Authentique 1.0

Renault Logan Authentique 1.0

Renault Logan Authentique 1.0

Renault Logan Authentique 1.0

Renault Logan Authentique 1.0

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

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