R$ 230 mil: VW Fusca Última Série custa mais que o dobro que o Polo Comfortline

Exemplar feito em 1986 marcou o primeiro ano do encerramento de produção da série especial de só 850 carros
VW Fusca 86 Última Série

VW Fusca 86 Última Série | Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução

O Volkswagen Fusca Última Série é um das edições especiais que não pode faltar em uma coleção de carros icônicos e clássicos. Coube a ela encerrar a produção do modelo no Brasil com tiragem de nada mais, nada menos que 850 unidades, em 1986.

VEJA TAMBÉM:

Diferentemente das versões convencionais do Fusca do mesmo ano, quem comprasse o Última Série, recebia junto um chaveiro com a menção: “Última Série xxx/850”, além de chave-reserva dourada, certificado de menção honrosa com o número do US, uma fita VHS, par de placas mencionando: “Última Série – VW- xxx” e manual com o número do US.

Quanto às cores, na época só era disponibilizado para a clientela as metálicas bege Flash, cinza Atlas e azul Stratos. É dessa última tonalidade o exemplar que apresentamos aqui o qual faz parte do 652° Fusca produzido do Última Série, considerado um dos modelos mais valiosos e “disputados à tapa” por colecionadores e entusiastas de todo o mundo. 

Raridade sem igual no  Brasil

Volkswagen Fusca 86 Última Série
Volkswagen Fusca 86 Última Série na cor Azul Stratus, uma das mais cobiçadas pelos colecionadores
Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução

Este exemplar é mais do que especial, pois ele pode ser considerado o Fusca Última Série mais novo do Brasil , ainda que tenha rodado 700 km, conforme a descrição do anúncio no site do Reginaldo de Campinas. O Fusca também já foi emplacado e licenciado, conforme as fotos das placas por detrás das outras da loja mostram.

Apesar disso, estamos falando de um carro 100% original e novo e com a certeza de que foi tudo preservado, incluindo os pneus Pirelli Tornado Alfa 5.60-15 e as rodas datadas (04/86) totalmente originais. Até mesmo o escapamento que acaba se deteriorando com o tempo, o deste exemplar permanece intacto, ainda que levemente enferrujado pelos seus quase 40 anos de existência.

Volkswagen Fusca 86 Última Série
Volkswagen Fusca 86 Última Série teve um toca-ficas instalado fora do painel para que continuasse original de fábrica
Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução

Na parte interna, detalhes como o pomo da alavanca de câmbio e o volante de dois raios ainda mantém o aspecto fosco. Outro detalhe curioso que chama a atenção é a instalação do toca-fitas da Sony abaixo do painel, em uma espécie de suporte-gaveta, só para não cortar o acabamento emborrachado do local original do rádio. 

Curiosamente, este Fusca Última Série já havia passado pelas mãos do Reginaldo em 2019, na época com 741 km e hoje ele se encontra com 749 km, ou seja, nesses quatro anos, só rodou 8 km, possivelmente por conta dos trajetos que fazia para funcioná-lo e idas às oficinas próximas para manutenção. Saiba que todo este esforço de zelo e carinho do proprietário pelo carro tem um preço, o que certamente é polêmico em se tratando de um carro pouco usado. Por R$230 mil, ele pode ser seu. 

Com este valor, você compra de duas unidades do Polo Comfortline TSI 2023/2024 0km (R$110.990 cada) ou dois colecionáveis Gol Last Edition 2022/2023 0km e ainda guarda o troco de R$8 mil para viajar com a família. O que acha?

Volkswagen Fusca 86 Última Série
Volkswagen Fusca 86 Última Série, com todos os detalhes originais, inclusive os pneus diagonais Pirelli Tornado
Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

VW Fusca 86 Última Série

VW Fusca 86 Última Série

Volkswagen Fusca 86 Última Série

Volkswagen Fusca 86 Última Série

Volkswagen Fusca 86 Última Série

Volkswagen Fusca 86 Última Série

Volkswagen Fusca 86 Última Série

Volkswagen Fusca 86 Última Série

Volkswagen Fusca 86 Última Série

Volkswagen Fusca 86 Última Série

Volkswagen Fusca 86 Última Série

Volkswagen Fusca 86 Última Série

Volkswagen Fusca 86 Última Série

Volkswagen Fusca 86 Última Série

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise