R$ 220 mil: Fiat Marea Weekend 2001 "nova" custa mais que uma Toro 4X4 2024 0 km
Perua na versão mais simples SX marca só 12 km no hodômetro e mantém até os pneus originais da época
A linha Fiat Marea foi lançada em 1996 em diversos países da Europa, Ásia e América, incluindo o Brasil, que só chegaria em 1998 para substituir o defasado Tempra.
VEJA TAMBÉM:
- Fiat Uno Mille Economy 2012 é 0 km e está à venda por R$ 55 mil
- R$ 230 mil: VW Fusca Última Série custa mais que o dobro que um Polo Comfortline
O nome Marea que significa "maré" em italiano parecia que anunciava uma “maré de azar”, pois muitos donos e até mecânicos tiveram problemas devido à falta de “tropicalização” no nosso mercado.
Segundo especialistas na manutenção do modelo como Pardal, da Pardal Racing, boa parte dos componentes dos motores eram muito tecnológicos para a época e, como eram importados da Itália, necessitavam de atenção especial.
“Apesar da falta de preparo de muitos ‘profissionais’, a escassez de peças, ferramental e manutenção periódica da Fiat como a troca do óleo só com 20 mil km - atrelada à falta de qualidade do lubrificante e a gasolina ruim - contribuíram para a má fama do modelo”
.
Além dos polêmicos cinco cilindros “Fivetech” (2.0 20V de 142 cv) presentes nas versões ELX e HLX, havia a Turbo (2.0 20V de 182 cv), mas a versão mais simples SX só chegaria no final de 1998. A estratégia com essa opção era enquadrá-lo para pagar 5% a menos de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Assim, o mesmo motor era “estrangulado” para render 127 cv, limite que permitia a redução na tributação.
É dessa versão, porém do ano modelo 2001/2002, que apresentamos a Marea Weekend que estampa essa matéria. Ela está equipada com o propulsor de quatro cilindros 1.8 16V de 132 cv, lançado a partir do ano 2000. Aliás, só para abrir um parêntese, este é o mesmo propulsor do “hatch esportivo” Brava HGT.
Pintado na famosa e requisitada cor cinza Steel que também equipou a família Palio, este SX é zero-quilômetro, literalmente falando, pois só rodou, pasmem, 12 km! Nesses 22 anos de história, esta “cápsula do tempo” ainda ostenta o jogo de pneus originais P6000 na medida 195/60 R15 da Pirelli. Já as calotas plásticas estão intactas, sem riscos ou manchas.
Além desses detalhes que são prato cheio para os colecionadores mais exigentes, a perua da Fiat preserva os plásticos e as etiquetas de controle de qualidade e da unidade com o código de barras.
Se você gostou da Marea Weekend SX oferecida pela loja Salvajoli Clássicos e Especiais, ela pode ser sua por R$ 220 mil. O valor é maior ao da picape Fiat Toro Ultra Turbodiesel 4x4 AT9 2024 zero-quilômetro, vendida por R$ 210.990. E você? Explodiria a sua carteira só para ter um exemplar desses?
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter