R$ 135 mil: Conheça um dos VW Logus mais novos do Brasil à venda

Sedã compacto da marca alemã só rodou 3 mil km e mantém a "história viva" da época da Autolatina
Volkswagen GLS 94 faz 30 anos, mas está como se estivesse saído da fábrica agora

Volkswagen GLS 94 faz 30 anos, mas está como se estivesse saído da fábrica agora | Imagem: Reprodução/Raridades do Monte

A Volkswagen precisava de um substituto para o Apollo, um clone do Ford Verona, ambos originados através da Autolatina, e para isso foi buscar no Escort a sua base para o projeto do Logus, de autoria do renomado designer brasileiro Luiz Alberto Veiga.

VEJA TAMBÉM:

O Logus chegou em 1993, inicialmente com motores 1.6 (AE-1600 de origem Ford) e 1.8 (AP-1800 da VW), ambos alimentados por carburador. Entre as versões de acabamento, havia a CL (1.6 e 1.8), GL (1.8) e GLS (1.8) que em 1994 ganhou o 2.0 (AP-2000), o mesmo que equipou a linha Santana e Quantum. 

É deste último propulsor que o GLS 1994 das fotos está equipado. Apesar de mais potente, ainda mantinha o velho carburador eletrônico. Com gasolina, gera 106 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, com a ajuda do câmbio manual de cinco marchas.

À venda pelo comerciante Rodrigo Monte, responsável pela conta no Instagram Raridades do Monte o carro tem apenas 3 mil km e seu estado é digno de 0 km.

Versão topo de linha é bem equipada

Volkswagen Logus GLS 94
Volkswagen Logus GLS 94 bancos aveludados e equalizador digital no painel
Imagem: Reprodução/ Raridades do Monte

“Veículos 100% original… Legal que ele é o GLS último código, mais completo. Interna totalmente em veludo, completíssimo inclusive com rádio toca fitas e equalizador gráfico digital…”, explica Monte.

A linda cor Cinza Spectrus é um show à parte e combinou bem com o acabamento plástico acinzentado sem pintura das maçanetas, grade e frisos. Outro destaque são as rodas de alumínio montadas nos pneus originais Pirelli P400 175/70 R13.

Fora isso, o sedã ainda conta com itens exclusivos para veículos de luxo fabricados no Brasil à época. Ar-condicionado, direção hidráulica e até o toca-fitas Volksline com equalizador gráfico digital que chegou a equipar o Ford Escort XR3 da mesma época.

Aproveitando a “ocasião”, a parte interna dá as boas-vindas ao interior aconchegante com os bancos em veludo, material que, infelizmente, não vemos nos carros de hoje em dia. Até mesmo o plástico que compõe o tabelier tem boa qualidade.

Outra particularidade está no seu porta-malas de 508 litros, números que fazem inveja a muitos sedãs médios fabricados atualmente. O acabamento da forração interna também não deixa a desejar e, abaixo, o estepe nunca viu a luz do dia.

Para os entusiastas da extinta Autolatina, está aí uma rara oportunidade de adquirir um dos Logus mais novos do Brasil. O preço pedido é de R$ 135 mil. 

Apesar de injustiçado, o Logus seguiu firme até o fim da Autolatina em 1996 contabilizando 125.332 unidades fabricadas e abriu caminhos para projetos mais modernos como o VW Polo Classic. Atualmente, a Volkswagen do Brasil tem um Logus GL de 1995 exposto na Garagem II - também com 3 mil km - e que foi utilizado para testes do departamento de Engenharia da empresa.

Volkswagen Logus GLS 94
Volkswagen Logus GLS 94 com motor 2.0 e rodas de liga-leve entre os itens de série
Imagem: Reprodução/ Raridades do Monte

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Volkswagen GLS 94 faz 30 anos, mas está como se estivesse saído da fábrica agora

Volkswagen GLS 94 faz 30 anos, mas está como se estivesse saído da fábrica agora

Volkswagen Logus GLS 94

Volkswagen Logus GLS 94

Volkswagen Logus GLS 94

Volkswagen Logus GLS 94

Volkswagen Logus GLS 94

Volkswagen Logus GLS 94

Volkswagen Logus GLS 94

Volkswagen Logus GLS 94

Volkswagen Logus GLS 94

Volkswagen Logus GLS 94

Volkswagen Logus GLS 94

Volkswagen Logus GLS 94

Volkswagen Logus GLS 94

Volkswagen Logus GLS 94

Volkswagen Logus GLS 94

Volkswagen Logus GLS 94

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.