R$ 135 mil: Conheça um dos VW Logus mais novos do Brasil à venda
Sedã compacto da marca alemã só rodou 3 mil km e mantém a "história viva" da época da Autolatina
A Volkswagen precisava de um substituto para o Apollo, um clone do Ford Verona, ambos originados através da Autolatina, e para isso foi buscar no Escort a sua base para o projeto do Logus, de autoria do renomado designer brasileiro Luiz Alberto Veiga.
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O Logus chegou em 1993, inicialmente com motores 1.6 (AE-1600 de origem Ford) e 1.8 (AP-1800 da VW), ambos alimentados por carburador. Entre as versões de acabamento, havia a CL (1.6 e 1.8), GL (1.8) e GLS (1.8) que em 1994 ganhou o 2.0 (AP-2000), o mesmo que equipou a linha Santana e Quantum.
É deste último propulsor que o GLS 1994 das fotos está equipado. Apesar de mais potente, ainda mantinha o velho carburador eletrônico. Com gasolina, gera 106 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, com a ajuda do câmbio manual de cinco marchas.
À venda pelo comerciante Rodrigo Monte, responsável pela conta no Instagram Raridades do Monte o carro tem apenas 3 mil km e seu estado é digno de 0 km.
Versão topo de linha é bem equipada
“Veículos 100% original… Legal que ele é o GLS último código, mais completo. Interna totalmente em veludo, completíssimo inclusive com rádio toca fitas e equalizador gráfico digital…”, explica Monte.
A linda cor Cinza Spectrus é um show à parte e combinou bem com o acabamento plástico acinzentado sem pintura das maçanetas, grade e frisos. Outro destaque são as rodas de alumínio montadas nos pneus originais Pirelli P400 175/70 R13.
Fora isso, o sedã ainda conta com itens exclusivos para veículos de luxo fabricados no Brasil à época. Ar-condicionado, direção hidráulica e até o toca-fitas Volksline com equalizador gráfico digital que chegou a equipar o Ford Escort XR3 da mesma época.
Aproveitando a “ocasião”, a parte interna dá as boas-vindas ao interior aconchegante com os bancos em veludo, material que, infelizmente, não vemos nos carros de hoje em dia. Até mesmo o plástico que compõe o tabelier tem boa qualidade.
Outra particularidade está no seu porta-malas de 508 litros, números que fazem inveja a muitos sedãs médios fabricados atualmente. O acabamento da forração interna também não deixa a desejar e, abaixo, o estepe nunca viu a luz do dia.
Para os entusiastas da extinta Autolatina, está aí uma rara oportunidade de adquirir um dos Logus mais novos do Brasil. O preço pedido é de R$ 135 mil.
Apesar de injustiçado, o Logus seguiu firme até o fim da Autolatina em 1996 contabilizando 125.332 unidades fabricadas e abriu caminhos para projetos mais modernos como o VW Polo Classic. Atualmente, a Volkswagen do Brasil tem um Logus GL de 1995 exposto na Garagem II - também com 3 mil km - e que foi utilizado para testes do departamento de Engenharia da empresa.
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