Quer um SUV barato? O Hyundai Tucson 2018 é uma excelente opção!

Linha 2018 do SUV fabricado no Brasil chega às lojas com preço tentador
Hyundai Tucson 2016

Hyundai Tucson 2016 | Imagem: Divulgação

Seja por estarem prestes a sair de linha ou por passarem vários anos em produção e já estarem com seus custos mais do que amortizados, algumas vezes o mercado nos apresenta opções muito tentadoras do ponto de vista do custo-benefício. Na história mais ou menos recente, foi o que aconteceu com modelos como os Chevrolet Astra e Corsa, antes de saírem de linha em 2011 e 2012, respectivamente, ou o Renault Mégane Grand Tour, uma das últimas station wagon de médio porte nacionais, antes da produção encerrar há 5 anos. O trio contava com versões únicas oferecendo ótimo nível de equipamentos por valores extremamente convidativos.

Hoje um modelo com características que refletem bem esse contexto é o Hyundai Tucson 2.0 flex. O modelo retomou um patamar mais constante de produção e já pode ser encontrado na rede Hyundai CAOA por um interessante preço sugerido de R$ 74.990. 

Quem visita uma concessionária da rede consegue encontrar o modelo exatamente pelo valor tabelado nas cores preto, prata, cinza ou branco. O sorrido estampado nos vendedores que nos atendem ao falar sobre o modelo é evidente, sobretudo pela chegada da linha 2018 do SUV. A Hyundai CAOA alega que a produção do Tucson nunca foi interrompida, sendo que a empresa explica que houve apenas uma adaptação da linha de montagem para a nacionalização do New Tucson, lançado no Brasil no fim de 2016. Contudo, como você pode conferir em nosso ranking, o “old” Tucson havia emplacado 11.203 unidades em 2016, e, neste ano, somente 161 unidades foram colocadas nas ruas apenas no mês de janeiro, não ocorrendo mais nenhum emplacamento após esse período.

Tudo bem que o Tucson de primeira geração está longe de ser um produto atual, mas ele ainda entrega ótimas qualidades.

Por contar com um porte médio de carroceria, o Tucson oferece uma cabine com um invejável espaço interno, sobretudo para os passageiros no banco traseiro. O porta-malas do modelo também é outro atributo muito positivo, com capacidade de carga de sobra para as necessidades de uma família. Segundo a Hyundai, o modelo acomoda 644 litros no compartimento, volume muito superior a qualquer SUV compacto moderno (leia-se Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks, dentre outros).

Pelos quase R$ 75.000 que você terá que pagar para levar um Hyundai Tucson 2018 para casa, o modelo entrega requintes como o revestimento interno de couro, ar-condicionado automático digital, central multimídia com câmera de ré, navegador integrado e até mesmo capaz de reproduzir DVDs.

Colocando na perspectiva atual, hoje o Honda HR-V mais barato, modelo que é líder em vendas entre os SUVs compactos, está nas concessionárias por R$ 80.900 com motor 1.8 16V e câmbio manual de 6 marchas. O modelo conta com os controles de tração e estabilidade de série, o que é ótimo, mas está longe de entregar o mesmo nível de equipamentos de conforto que o veterano Tucson.

Claro que, além de não contar com um projeto moderno como o Honda, o Tucson de primeira geração também está longe de oferecer o que há de mais recente em termos de propulsão.

Seu motor 2.0 16V é flex e até que não desaponta, ao oferecer recursos como o comando de válvulas variável na admissão. Ele entrega até 146 cv e 19,6 kgfm de torque com etanol, números que não são ruins. O câmbio automático, por sua vez, já é uma caixa com apenas 4 marchas, o que cobra a conta no consumo elevado. Mesmo com gasolina, o Tucson roda em torno de 7,4 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. Logo, se você roda muito e o baixo consumo é vital para você, é melhor partir para um SUV mais recente.

Bom no preço de aquisição, bom no nível de equipamentos e espaço interno, oferecendo 5 anos de garantia (prazo raramente oferecido entre os SUVs, tirando o próprio Creta também da Hyundai) e ainda com plano de revisões com preço fixo e coerente com a categoria, o Tucson 2.0 flex 2018 aparece como uma ótima opção para quem quer um SUV acessível, mas desde que não ligue para um projeto com alguns anos de história. Se esse é o seu caso, vale a pena aproveitar e fechar negócio.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis