Quer gastar pouco? Então pense no Ka 1.5 e outros hatches usados até R$ 50 mil
Entre os modelos com motor acima de 1.0, existem os fazem mais de 15 km/l, conforme o Inmetro
Geralmente, quem busca por um carro usado mais barato e econômico, acaba sempre pendendo para os hatches 1.0. Mas com cerca de R$ 50 mil - ou quase 50% a menos que o Fiat Mobi Like 1.0 0 km - é possível pechinchar por usados mais potentes.
VEJA TAMBÉM:
- Chevrolet Celta faz parte dos 5 usados que custam uma moto Honda CG 0 km
- Por menos de R$ 50 mil, Hyundai HB20X usado pode ser alternativa aos SUVs
Estamos falando de hatches cujos consumos chegar a mais de 15 km/l na estrada com gasolina, segundo o Inmetro. Ficou interessado? Então se preparem para a seleção dos 5 modelos mais econômicos, com motores que têm acima de 1.0 litro de cilindrada, o que garante mais agilidade no dia a dia, principalmente nas ultrapassagens.
5º- Ford Ka SE 1.5 12V Flex 2019
Imagem: Divulgação
A terceira geração do Ford Ka surgida em 2014 trouxe grandes evoluções tais como o espaço interno melhorado, acrescido finalmente da configuração quatro portas. Aliado a isso, a montadora passou a equipá-lo com o de quatro cilindros 1.5 16V Flex Sigma de até 110 cavalos de potência e 14,8 kgfm de torque, ideal para quem não se contenta com o 1.0 de três cilindros (85 cv).
Além de trazer desempenho superior, proporcionado com a ajuda do câmbio manual de cinco marchas, o Ka é dono de um dos menores consumos de combustível na categoria acima dos motores 1.0.
- Preço: R$ 50.290 (FIPE)
- Consumo na cidade: 8,4 km/l (etanol) e 12,5 km/l (gasolina)
- Consumo na estrada: 10,3 km/l (etanol) e 15 km/l (gasolina)
4º- Toyota Etios X 1.3 16V Flex 2018
Imagem: Divulgação
Fabricado na planta da Toyota de Sorocaba (SP) desde 2012, o Etios foi um projeto indiano pensado para mercados emergentes e, no Brasil, teve poucas mudanças até deixar de ser vendido em 2021. Inicialmente foi adotado o 1.3 16V flexível de quatro cilindros com até 90 cv e torque de até 12,8 kgfm, ligado à transmissão manual de cinco velocidades.
Ele pode até não ter o mesmo desempenho do primeiro colocado da lista, mas em compensação estará mais amparado por conta das redes de assistência técnica autorizadas espalhadas pelo Brasil. Outros pontos a favor do hatch da Toyota são o espaço interno e a robustez do conjunto motriz.
- Preço: R$ 50.007 (FIPE)
- Consumo na cidade: 8,6 km/l (etanol) e 12,6 km/l (gasolina)
- Consumo na estrada: 9,8 km/l (etanol) e 14,2 km/l (gasolina)
3º- Chevrolet Onix Effect 1.4 8V Flex 2017
Imagem: Divulgação
Desde o início de seu lançamento no Brasil, em 2012, o Onix encantou o brasileiro com suas inúmeras qualidades. Robustez, confiabilidade e bom valor de revenda, no mercado de usados, virou alvo fácil por motoristas de aplicativo e trabalhadores autônomos. O visual esportivo ficou por conta da Effect, versão surgida em 2014 que tinha como base a topo de linha LTZ.
Fez tanto sucesso que a moda voltou na linha 2018, já com a frente reestilizada. Equipada só com o motor bicombustível 1.4, rende a potência de até 106 cv e torque de até 13,9 kgfm, conectado a uma caixa mecânica de seis trocas.
- Preço: R$ 49.315 (FIPE)
- Consumo na cidade: 8,6 km/l (etanol) e 10,2 km/l (gasolina)
- Consumo na estrada: 10,3 km/l (etanol) e 14,9 km/l (gasolina)
2º- Citroën C3 Attraction Puretech 1.2 12V Flex 2020
Imagem: Divulgação
O primeiro Citroën C3 surgiu em 2003 e recebeu algumas atualizações importantes. Uma delas ocorreu em 2012, quando o hatch da marca francesa ganhou a segunda geração, que ficou com design mais esportivo e moderno. Nos modelos mais baratos, havia a opção do motor 1.5, de quatro cilindros (93 cv e 14,2 kgfm), mas que em 2016 foi trocado pelo Puretech 1.2 12V (90 cv e 13 kgfm) de três cilindros e ainda mais econômico.
Em compensação, o câmbio se manteve o mesmo, ou seja, do tipo manual, com cinco marchas. É uma opção de hatch completo e com um custo-benefício interessante para quem quer fugir dos 1.0, mas que ofereça baixo consumo de combustível.
- Preço: R$ 47.818 (FIPE)
- Consumo na cidade: 9.3 km/l (etanol) e 13,2 km/l (gasolina)
- Consumo na estrada: 10,1 km/l (etanol) e 14,8 km/l (gasolina)
1º- Peugeot 208 Active 1.2 12V Flex 2019
Imagem: Divulgação
O Peugeot 208 compartilha o mesmo propulsor do “primo” Citroën C3 e transmissão manual de cinco marchas. Apesar de ambos compartilharem este mesmo conjunto motriz, de acordo com os dados do Inmetro, o hatch da marca do leão é ligeiramente mais econômico.
A explicação dada à época do lançamento pelo grupo PSA Peugeot Citroën é que apesar de ambos terem motor com a mesma calibração, a diferença no consumo estava no peso e no coeficiente aerodinâmico. Assim, na nossa lista dos cinco hatches com motorização acima de 1 litro mais econômicos do Brasil na faixa dos R$ 50 mil, o troféu vai para o Peugeot 208.
- Preço: R$ 49.801 (FIPE)
- Consumo na cidade: 9.6 km/l (etanol) e 13,9 km/l (gasolina)
- Consumo na estrada: 10,7 km/l (etanol) e 15,5 km/l (gasolina)