Quarta geração do Nissan X-Trail surge na Europa: um candidato ao mercado brasileiro?
Gêmeo do norte-americano Rogue, SUV terá apenas opções eletrificadas no Velho Continente
O Nissan X-Trail é um modelo que, inegavelmente, vira e mexe aparece nos planos da marca japonesa para o mercado brasileiro.
Olhando no retrovisor, o SUV médio já teve duas gerações comercializadas no país, com uma carreira que perdurou de 2005 até 2010 por aqui.
Recentemente, em 2019, a Nissan trouxe um exemplar do X-Trail Hybrid em um evento para mostrar as diversas frentes de eletrificação da montadora, porém sem nenhuma intenção concreta de oferecer o modelo por aqui novamente.
Avançando para esta terça-feira (6), a Nissan introduziu no mercado europeu a quarta geração do X-Trail, que nada mais é do que o irmão gêmeo do norte-americano Rogue, apresentado nos EUA há dois anos.
Para o Velho Continente, a Nissan vai equipar o novo X-Trail somente com conjuntos propulsores eletrificados, com destaque para a opção e-Power tomando como base o propulsor térmico 1.5 turbo.
De acordo com a Nissan, o X-Trail e-Power com tração dianteira contará com 204 cv de potência e será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em ótimos 8 segundos.
Mas a configuração mais interessante do SUV fica para a mecânica híbrida com tração integral, obtida graças à adição de um motor elétrico entre as rodas traseiras.
No caso do X-Trail com o sistema e-4ORCE, a potência sobe para 214 cv e a aceleração de 0 a 100 km/h é executada em 7 segundos, tempo digno de alguns esportivos.
Segundo a Nissan, a tração integral eletrificada é capaz de resultar em um controle mais preciso da distribuição de torque, bem como a necessidade de frenagem entre as quatro rodas, garantindo aderência superior e uma atuação mais rápida em relação a um sistema 4x4 totalmente mecânico.
Com porte semelhante ao de um Volkswagen Tiguan Allspace ou um Peugeot 5008, ambos já comercializados no Brasil, o Nissan X-Trail tem configurações com 5 ou 7 lugares e poderia atuar em um nicho de mercado promissor por aqui, em especial considerando os benefícios da propulsão eletrificada.
Em uma entrevista recente para o AUTOO, o principal executivo da Nissan para o Mercosul, Airton Cousseau, revelou que a fabricante vai centrar sua atuação nos próximos anos em segmentos acima do Kicks.
No fim do mês passado, a Nissan confirmou não só a importação do Sentra ao Brasil, bem como a estreia de sua tecnologia de propulsão e-Power no país a partir de 2023.
Apesar do Kicks e-Power já rodar em testes no Brasil para validação da tecnologia, é inegável que o X-Trail em sua quarta geração poderia ser o candidato ideal para inaugurar o conjunto propulsor híbrido da Nissan por aqui.
De forma oficial, a marca japonesa até o momento não oficializou qual será o seu primeiro modelo eletrificado em nosso mercado, mas vamos seguir de perto os próximos passos da Nissan envolvendo o assunto.