Quanto custa rodar 1 milhão de quilômetros com o carro?
Professor de engenharia realizou a experiência por conta própria e nos mostra o resultado
Há quem goste de trocar de carro em um curto período de tempo seja para experimentar novos modelos, acompanhar a evolução da tecnologia ou simplesmente deseja um automóvel novo na garagem para evitar possíveis falhas mecânicas ou dores de cabeça com a manutenção.
Mas uma experiência muito interessante foi feita pelo professor Creso de Franco Peixoto, do Centro Universitário FEI. O mestre em transportes comprou um Ford Verona GLX 1.8 ano 1990 no dia 23 de setembro de 1992 e, desde então, fez questão de registrar todos os gastos com manutenção, documentação, combustível, entre outros, até o dia 31 de maio deste ano, quando o Verona completou 1.026.433 km rodados nas mãos do professor.
Segundo o professor explica, para manter a metodologia do processo, o Verona desde que foi adquirido em 1992 passou pela mesma oficina (exceto em emergências), incluindo uma revisão geral quando foi comprado por Peixoto. Na época, explica o professor, o modelo já registrava 26.433 km rodados em seu hodômetro total.
Ao longo dos 27 anos em que está nas mãos do professor, o Verona foi guinchado apenas quatro vezes e no caso da manutenção preventiva, “a vida útil de insumos e partes veiculares foi acompanhada conforme qualidade observada e comportamento veicular”, explica Peixoto. “O óleo foi trocado, em média, a cada 13.000 km, pneus em média a cada 42.000km (de dois em dois). Sempre que possível foram usadas peças originais e, no caso do combustível, o Verona rodou sempre com etanol e abastecendo em postos com o menor preço observado nos deslocamentos do veículo”, acrescenta.
Com todos os dados reunidos e os valores convertidos em dólar, Peixoto relata que o Verona lhe trouxe um gasto entre setembro de 1992 e maio de 2019 de exatos US$ 141.964,27, ou R$ 543.708,96 de acordo com a cotação da moeda norte-americana nesta segunda (24). O custo por quilômetro, segundo o professor calcula, ficou em US$ 0,14 ou R$ 0,54 para rodar mais de um milhão de quilômetros. De acordo com o professor, “o custo por km não se elevou de forma considerável, indicando que a redução do IPVA até à sua nulidade são fatores de incentivo ao uso de veículos velhos”.