Qual vale mais a pena? Strada Ultra 1.0 completa ou Toro Endurance básica?
Confira prós e contras entre as duas picapes que custam quase o mesmo, uma compacta topo de linha e a outra maior e básica
Quando vamos comprar o próximo carro, é fato que precisamos colocar na ponta do lápis qual modelo atenderá melhor às nossas necessidades, e nem sempre o preço menor é o que valerá, afinal o barato pode sair caro.
VEJA TAMBÉM:
- Fiat lança Strada 2024 renovada e com novas versões 1.0 turboflex
- Fiat adota apenas retoques na linha 2024 da Toro. Será o suficiente para recuperar a liderança?
Com base no valor da Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo e Fiat Toro Endurance Turbo 270 AT6, ambas já como modelo 2024 vendidas por R$ 149.998 (com todos os opcionais) e R$ 149.990 (básica), nessa ordem, optamos por compará-las e descobrir qual vale mais a pena. A escolha fica por sua conta. Confira.
Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo vs. Fiat Toro Endurance Turbo 270 AT6
Segundo os últimos dados da Fenabrave, as duas picapes da Fiat aparecem juntas na primeira e segunda posição entre os comerciais leves mais vendidos em agosto, o que faz delas serem boas opções. A Fiat Strada, por exemplo, aparece na liderança com 12.870 unidades emplacadas enquanto que a sua irmã maior Toro conseguiu vender 4.639 exemplares no mesmo período.
De qualquer forma, tudo vai depender da necessidade de cada um ao optar por uma das picapes da marca italiana. A depender, por exemplo, do valor inicial da Fiat Toro na versão mais simples - Endurance Turbo 270 AT6 - que custa R$149.990 (sem opcionais), por esta mesma quantia, é possível levar a Strada na versão Ultra 1.0 Turbo co,pleta. Tudo bem que ela custa iniciais R$132.990, mas com quase todos os opcionais oferecidos ela sai por R$149.998, ou seja, pouca diferença em relação à Toro mais simples, sem os itens comprados à parte.
Mas o que cada uma tem a oferecer na prática?
A Strada é menor, mas o leitor pode acreditar. Com o opcional do extensor de caçamba (grade fixada sobre a tampa traseira da caçamba quando aberta) ao custo de R$2.789, a capacidade de carga acaba sendo superior ao da Toro. Este opcional tem um custo-benefício interessante em se tratando de picapes com cabine dupla que acabam roubando parte do volume da caçamba. Com ele instalado, é possível transportar até uma moto na Strada, por exemplo, sem o risco de parte dela ficar para fora.
Além da capacidade volumétrica, os itens de conforto estão entre os principais requisitos para quem opta por um picape, independentemente do segmento. Assim, além dos indispensáveis itens como a direção assistida - nos dois modelos é elétrica - e ar-condicionado - analógico na Toro mais simples e digital automático na Strada intermediária - o câmbio automático é outro dos mais desejados.
No caso da Toro, o câmbio é automático de seis marchas, com conversor de torque. Na Strada, o que vem de série do tipo CVT com sete velocidades simuladas. Na prática, isso impacta basicamente no consumo de combustível, mas que nesse caso não podemos “pesar na balança” por se tratar de modelos de diferentes tamanhos e pesos e, principalmente, motores. A Strada, por exemplo, em todas as versões passou a contar a partir da linha 2024 com motor 1.0 (999 cm³) turboflex de 130/125 cv e a Toro Endurance desde 2021 conta com o propulsor 1.3 (1.332 cm³) turboflex de 185/180 cv.
Fora estes detalhes, a Toro mesmo na versão mais simples, já conta com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e controle de tração (ASR) e freios ABS com ESC (Controle de Estabilidade) e Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subidas).Na Strada, exceto pelos airbags de cortina, todos esses itens da Toro básica estão disponíveis na versão Ultra completa.
Ainda quando o assunto é equipamento, a Strada Ultra tem itens mais sofisticados que a Toro Endurance não tem, como câmera de ré, faróis de LED, ar-condicionado digital, hastes no volante para trocas de marchas sequenciais, bancos revestidos de couro e carregador do celular por indução. A Toro básica, porém, vem com volante com ajuste de altura de profundidade, controle de velocidade de cruzeiro ("piloto automático") e banco traseiro rebatível.
Esteticamente falando, além do porte, naturalmente, o que causa impacto é o jogo de calotas da versão “pé-de-boi” da Toro, algo incompreensível para quem vai pagar R$150 mil. Se quiser uma que venha com o acessório, só a partir da versão Freedom Turbo 270 flex AT6 oferecida por R$164.190.
Estes são alguns dos itens que mais pesam na hora da compra do utilitário que melhor se encaixa no orçamento proposto. Portanto, agora a escolha fica a critério de vocês.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter