Quais são os 10 veículos a diesel 0 km mais baratos do Brasil?
Com consecutivos aumentos da gasolina, a maior autonomia e o valor menor do diesel podem parecer uma opção vantajosa
Hoje, 9 de março, a Petrobras reajustou pela sexta vez o preço da gasolina que sai de suas distribuidoras. Agora, o litro do combustível que chega aos postos está custando R$ 2,84. Em dezembro de 2020, a gasolina saía por R$ 1,84 o litro e o aumento acumulado desde então já chega a 54,3% no total. Nas bombas, o preço médio subiu de R$ 4,622 em janeiro para 5,299 em março.
E não é como se o etanol estivesse servindo muito como alternativa. Entre janeiro e março, o combustível vegetal também já acumulou um aumento de 21,1%, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Entre os motivos estariam a entressafra na produção de cana-de-açúcar e o aumento da demanda. O valor final médio ao consumidor no período passou de R$ 3,221 para R$ 3,901.
Nesse panorama, a dúvida sobre partir para um veículo movido a diesel volta a aparecer na cabeça dos consumidores. Por fazer a combustão por compressão e não a partir da fagulha gerada pela vela como em motores a gasolina, os propulsores a diesel têm uma maior eficiência energética e fornecem uma maior autonomia.
Além disso, mesmo já tendo passado por cinco reajustes em 2021, o preço médio do diesel nas bombas está em R$ 4,299 (diesel S10) de acordo com o levantamento mais recente da ANP. Assim como a gasolina, o diesel está mais caro a partir de hoje, saindo das refinarias da Petrobras a R$ 2,86 o litro. Com uma tarifa menor, porém, o combustível acaba chegando mais barato ao consumidor final.
No entanto, a maior complexidade dos projetos dos motores a diesel, que gera mais resistência e durabilidade nesse tipo de motor, o torna mais caro, o que afeta o preço dos carros que os utilizam. Além disso, no Brasil, um veículo só pode ter motor a diesel se levar ao menos uma tonelada de carga útil ou se tiver tração nas quatro rodas. Dessa forma, separamos as 10 opções 0km mais em conta para quem busca um veículo a diesel.
Os 10 veículos 0 km a diesel mais baratos do Brasil
10° Mitsubishi Outlander HPE-S
Preço: R$ 255.990
Motor: 2.2 quatro cilindros turbodiesel
Potência: 165 cv
Torque: 36,7 kgfm
Câmbio: automático de 6 marcas
Tração: integral
9° Jeep Compass Longitude
Preço: R$ 195.321
Motor: 2.0 quatro cilindros turbodiesel
Potência: 170 cv
Torque: 35,7 kgfm
Câmbio: automático de 9 marchas
Tração: integral
8° Troller T4
Preço: R$ 186.500
Motor: 3.2 cinco cilindros turbodiesel
Potência: 200 cv
Torque: 47,9 kgfm
Câmbio: automático de 6 marchas
Tração: 4x4 com reduzida
7° Chevrolet S10 LS Cabine Simples
Preço: R$ 183.720
Motor: 2.8 quatro cilindros turbodiesel
Potência: 200 cv
Torque: 44,9 kgfm
Câmbio: manual de 6 marchas
Tração: 4x4 com reduzida
6° Toyota Hilux Cabine Simples
Preço: R$ 182.290
Motor: 2.8 quatro cilindros turbodiesel
Potência: 204 cv
Torque: 42,8 kgfm
Câmbio: manual de 6 marchas
Tração: 4x4 com reduzida
5° Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLX
Preço: R$ 179.990
Motor: 2.4 quatro cilindros turbodiesel
Potência: 190 cv
Torque: 43,9 kgfm
Câmbio: manual de 6 marchas
Tração: 4x4 com reduzida
4° Nissan Frontier S
Preço: R$ 177.790
Motor: 2.3 quatro cilindros turbodiesel
Potência: 160 cv
Torque: 41 kgfm
Câmbio: manual de 6 marchas
Tração: 4x4 com reduzida
3° Ford Ranger XL Cabine Simples
Preço: R$ 163.490
Motor: 2.2 quatro cilindros turbodiesel
Potência: 160 cv
Torque: 39,3 kgfm
Câmbio: manual de 6 marchas
Tração: 4x4 com reduzida
2° Jeep Renegade Moab
Preço: R$ 153.000
Motor: 2.0 turbodiesel
Potência: 170 cv
Torque: 35,7 kgfm
Câmbio: automático de 9 marchas
Tração: integral
1° Fiat Toro Endurance
Preço: R$ 152.555
Motor: 2.0 turbodiesel
Potência: 170 cv
Torque: 35,7 kgfm
Câmbio: automático de 9 marchas
Tração: integral