Quais são as versões mais vendidas entre os carros mais vendidos? - parte 1

O AUTOO responde a dúvida e mostra quais são as preferências dos brasileiros na hora de escolher o carro novo
Chevrolet Onix 2017

Chevrolet Onix 2017 | Imagem: Divulgação

Basta acessar nosso ranking de carros mais vendidos do Brasil que você verá toda a lista com os modelos mais procurados pelo público em nosso país. Hoje, de acordo com o acumulado do ano, Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Ford Ka, Volkswagen Gol, Renault Sandero, Chevrolet Prisma, Toyota Corolla e os Fiat Mobi, Strada e Toro encabeçam os 10 modelos mais comercializados no território nacional.

Mas quais são as versões mais pedidas entre os líderes de venda em nosso mercado? É para responder essa dúvida que o AUTOO foi atrás dos dados oficiais de emplacamentos para descobrir a resposta, hoje apresentando os números do Onix até o Sandero, fechando o “Top 5” do mercado e, amanhã, do Prisma até a Toro. Vale a pena destacar que para o cálculo das porcentagens tomamos como base os emplacamentos de novembro deste ano. Então vamos para a primeira parte de nosso especial!

Chevrolet Onix

Colecionando recordes de vendas neste ano, o que sustenta mesmo os ótimos resultados do Onix é a sua versão de entrada Joy, ainda com a “cara” pré-facelift do modelo. Com custo-benefício interessante, o Onix Joy responde atualmente por 41,3% das vendas do hatch. Em seguida, também com motorização 1.0, figura a versão LT 1.0, já com o visual mais recente do modelo. A configuração detém hoje 21,2% de participação entre todo o volume emplacado do Onix.

Logo em seguida, o que notamos é o domínio das versões automáticas. A configuração LT 1.4 automática completa é a terceira mais vendida do Onix, com 9,6% dos emplacamentos do modelo. Pouco depois está a opção LT 1.4 manual, com 7,9% de participação, seguida de perto pelas configurações LTZ 1.4 manual com 6,3% e a LTZ 1.4 automática com outros 5,9%.

Na lista das versões menos procuradas do Onix, figuram a LT 1.4 automática sem opcionais representando 3,2% das vendas, seguida pela LT 1.4 manual em seu pacote mais completo com 2,9% de participação e, por fim, a configuração menos pedida para o Onix é a de apelo esportivo Effect, atualmente respondendo por apenas 1,2% das vendas.

Hyundai HB20

Segundo automóvel mais vendido do país, o cenário para o HB20 é muito parecido com o Onix, onde predomina o custo-benefício da versão 1.0. A atual configuração de entrada do modelo com o propulsor em questão responde por 69,5% de todos os HB20 comercializados recentemente. 

Mostrando a preferência cada vez maior dos brasileiros por carros automáticos, o Hyundai HB20 em seu catálogo Comfort 1.6 automático é a segunda opção mais procurada para o hatch, com 8,7% dos emplacamentos do hatch. Logo em seguida está o mesmo catálogo Comfort, porém com motor 1.6 e câmbio manual com 5,7%.

Em terceiro lugar passa a figurar a versão aventureira HB20X na configuração topo de linha Premium 1.6 automática, com 4,9% dos emplacamentos. Logo em seguida figura a versão Premium do HB20 convencional, também com câmbio automático e motor 1.6, responsável por 3,6% das vendas do modelo.

Finalizam a lista do Hyundai as opções HB20X Style automática (2,5%), R spec 1.6 automática (1,9%), HB20X Style manual (1,6%) e 1.0 turbo (1%).

Ford Ka

Com um amplo leque de versões, a versão mais vendida do Ford Ka é a SE 1.0, responsável por pouco mais de 78% de todos os emplacamentos do hatch de entrada da marca. O catálogo SE, porém com motor 1.5, fica com outros cerca de 8,3% do mix de versões do Ka.

Ainda sem nenhuma opção de caixa automática, as demais versões mais procuradas para o Ford Ka residem na Trail 1.0 (2,5%), S 1.0 (2,2%), SE Plus 1.0 (2%), Trail 1.5 (1,8%), SEL 1.0 (1,6%), SEL 1.5 (1,3%), SE Tecno 1.0 (0,8%) e SE Plus 1.5 (0,5%).

Volkswagen Gol

Atualmente com apenas três versões no catálogo, fruto de uma racionalização que a Volkswagen está promovendo em toda a linha, a opção que toma a dianteira no caso do Gol é a sua opção de entrada Trendline 1.0 com 57,2% da procura pelo veterano hatch da marca alemã.

Em segundo lugar na preferência está a versão Trendline 1.6, que responde por 27,6% das vendas do modelo. Em seguida figuram os catálogos Track 1.0 com 11,2% e Comfortline 1.6 com 3,7% da preferência do público. A opção de câmbio automatizado I-Motion, oferecido apenas no catálogo Comfortline, representa absurdos 0,01% nas vendas do Gol, mostrando como esse tipo de transmissão não caiu no gosto dos brasileiros.

Renault Sandero

Fechando a lista dos cinco carros mais vendidos do Brasil no acumulado de 2017, a versão mais procurada do Renault Sandero recai para a Authentique 1.0 com 46,5% de presença nos emplacamentos do hatch, sendo que logo depois também figura mais uma configuração 1.0, no caso a Expression com outros 25,2%. No caso do Sandero, a opção aventureira Stepway conta com uma boa participação nos emplacamentos, sendo a responsável por 17,4% das vendas do modelo, com a variante Stepway equipada com o câmbio robotizado EasyR ficando com outros 4,9%.

A opção “esportivada” GT Line responde por 2,2% da procura pelo Sandero, seguida pela R.S. (1,7%), Expression 1.6 (1,6%), Dynamique EasyR (0,16%), Dynamique 1.6 (0,08%) e Expression EasyR (0,05%). 

Como dito no início deste especial, confira amanhã, terça-feira, a segunda parte do especial mostrando as versões mais vendidas de Chevrolet Prisma, Toyota Corolla, além dos Fiat Mobi, Strada e Toro.  

Chevrolet Onix 2017

Chevrolet Onix 2017

Volkswagen Gol Track 2017

Volkswagen Gol Track 2017

Volkswagen Gol Track 2017

Volkswagen Gol Track 2017

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis