Quais são as marcas preferidas dos lojistas? Pesquisa mostra resultado surpreendente

Em vez de ouvir consumidores, associação francesa divulga pesquisa de satisfação dos concessionários. BMW liderou ranking enquanto marcas da Stellantis foram mal. Veja lista
BMW M5

BMW M5 | Imagem: Divulgação

Saber a preferência dos consumidores a respeito de marcas de automóveis é algo comum e, de certa forma, as vendas refletem um pouco disso. Mas e quanto aos vendedores, que convivem diariamente com diversos modelos e fabricantes? Afinal, qual é a marca mais amada por eles?

No Brasil, até onde se sabe, não há nenhum dado a respeito, mas na França, uma entidade realiza há vários anos uma pesquisa justamente para saber isso.

A Mobilians, associação que reúne concessionárias de automóveis, oficinas mecânicas, revendedores de peças, empresas de aluguel de veículos e outros negócios do setor de mobilidade, acaba de divulgar sua pesquisa de 2024. O objetivo foi avaliar o nível de satisfação dos concessionários sobre as marcas de veículos que representam. 

O levantamento, batizado “A Classificação de Amor dos Fabricantes”, aborda critérios como vendas de veículos novos e usados, serviços de oficina, comercialização de peças de reposição, financiamento, marketing e publicidade.

O resultado é bastante esclarecedor já que mostra mudanças constantes de ano para ano.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Renault Megane E-Tech
Renault Megane E-Tech Imagem: Divulgação

Na edição de 2024, o estudo coletou dados de 372 gestores entre 4 de julho e 10 de outubro de 2024 e revela um cenário de alta satisfação para algumas marcas, enquanto outras enfrentam problemas, especialmente duas francesas.

BMW se destaca e Renault salva as francesas

A BMW terminou como campeã deste ano com uma pontuação de 7,27 em uma escala de 10, seguida de perto pela sua marca irmã Mini e pela Renault, que ficou em terceiro lugar. Este é um belo salto para a marca francesa, que subiu do quinto lugar no ranking de 2023 para uma posição entre as marcas mais bem avaliadas.

O ranking das marcas mais amadas pelos concessionários
O ranking das marcas mais amadas pelos concessionários Imagem: Mobilians

A Mercedes-Benz se recuperou e subiu 15 posições no ranking, fechando a edição de 2024 com um honroso quarto lugar. A Dacia, subsidiária romena da Renault que produz Logan, Sandero e Duster, terminou em quinto, com pontuação de 6,59.

Honda despenca e marcas da Stellantis vão mal

A Honda, que ocupava a liderança no levantamento anterior, apresentou uma queda expressiva, passando para o 19º lugar. A marca japonesa registrou uma média de satisfação de apenas 4,5 em 10, uma das mais baixas da pesquisa. A Toyota também caiu, saindo de segundo para oitavo lugar, com média de 6,51.

DS 3 Crossback só deve estrear na Argentina em 2023
A DS, do Grupo Stellantis, não foi bem  Imagem: Divulgação

A pesquisa de 2024 destaca também um cenário problemático para as marcas do grupo Stellantis. Sua marca mais bem avaliada, a Fiat, alcançou apenas a 18ª posição, com uma nota de 4,8. 

Peugeot, Opel, Jeep, Citroën, Alfa Romeo e DS ficaram entre as últimas colocadas do ranking. A Jeep, por exemplo, ficou na 24ª posição com uma média de 4,19, enquanto a Citroën e a Alfa Romeo empataram em 25º lugar, com uma pontuação de 4,17.

Rentabilidade também deixa a desejar

O levantamente traz outra má notícia para a Stellantis. Segundo a maior parte dos lojistas franceses, as marcas do grupo não dão dinheiro.

Numa lista liderada pela Mini com nota 8,06, a Alfa Romeo foi a pior, com 1,67 pontos. Perto dela estão a Citroën (2,16 pontos) e Opel (2,3 pontos).

Das 12 marcas com pontuação abaixo da média, sete pertencem à Stellantis. Embora seja apenas um retrato específico de um mercado, não deixa de ser um termômetro interessante.

Alberto Polo Júnior

Jornalista desde 2002, entusiasta da mobilidade e fã de ciclismo e carros clássicos.