Público PcD está sem opção para compra com isenção de IPI e ICMS
Fábricas paradas e novas regras abalaram duramente o segmento
Apesar da Câmara dos Deputados alterar a Medida Provisória 1034/21, que elevou, até o fim deste ano, o teto de isenção do IPI para R$ 140 mil e estabeleceu o tempo mínimo de três para a renovação do benefício, os deficientes que precisam adquirir um veículo com as isenções integrais hoje não encontram praticamente nenhuma opção no mercado.
Em grande parte dos estados, a isenção do ICMS é concedida apenas para versões que não ultrapassam R$ 70 mil e encontrar um automóvel com câmbio automático que se enquadre nessa condição tornou-se algo raro.
Segundo levantamento do grupo Carros PCD Brasil, que mantém no Facebook uma tabela atualizada mensalmente com os modelos que atendem os critérios para a isenção integral de impostos, hoje em dia somente modelos da Chevrolet, como Onix, Onix Plus e Tracker, ainda contam com versões custando até R$ 70 mil no site comercial da fabricante.
Contudo, a produção dos três modelos encontra-se suspensa pela falta de componentes, o que inviabiliza qualquer novo pedido pelo trio.
Até o momento não há uma perspectiva de retomada da fábrica da GM em Gravataí (RS), onde Onix e Onix Plus são produzidos, e o cenário de escassez de componentes como os semicondutores é algo que deve avançar para 2022.
Saída é optar pela isenção de IPI
Até então, segundo o site comercial da Chevrolet, o Onix e o Onix Plus no catálogo turbo automático são oferecidos por R$ 55.709 com as isenção de IPI e ICMS. Já o Tracker no catálogo R8Z custa R$ 57.020 após os descontos tributários. Também não há previsão de quando os pedidos para o SUV compacto em seu catálogo para PcD serão retomados.
Recentemente a Renault deixou de oferecer o Logan na configuração Zen 1.6 automática, que custava R$ 53.508 após a isenção de IPI e ICMS e era uma ótima alternativa pensando no custo-benefício. Na gama Honda, por sua vez, a versão Personal para o Fit e o City, apesar de ainda constar no site da fabricante, estava com os pedidos suspensos.
Com isso, ao público PcD que precisa adquirir um carro atualmente a única saída é obter ao menos o desconto do IPI ao optar por um veículo dentro do teto de R$ 140 mil, caso a Medida Provisória passe pelo Senado sem alterações.
A grande questão é que, além do ICMS, esses modelos também terão que recolher o IPVA na maioria dos estados, o que acaba por excluir boa parte dos benefícios destinados aos público PcD.
Com isso, resta acompanharmos uma solução o mais breve possível para a escassez de componentes, única forma da indústria automotiva retomar seus níveis de produção pré-pandemia e o mercado de compra com isenção voltar a contar com mais opções de modelos.