Próxima geração do Toyota Corolla pode trazer novidade importante ao Brasil
Primeiras especulações sobre o modelo começam a circular na imprensa especializada global
Lançada globalmente em 2018 e atualizada em um facelift apresentado em 2022, a atual 12ª geração do Toyota Corolla caminha para seu fim de ciclo ao considerarmos a frequência com que a marca atualiza seus automóveis.
Vale um parênteses para lembrar que o Toyota Corolla atual começou a ser produzido no Brasil em 2019 e, ainda neste ano, deverá inaugurar o pacote de atualizações visto no modelo internacional.
Voltando ao exterior, a mídia especializada de diversos países já começa a especular sobre algumas características que a próxima geração do Corolla deverá entregar, a qual é esperada para ser revelada globalmente no fim de 2024, inaugurando o modelo 2025 em alguns mercados.
Começando pelo design, como nos antecipam as interessantes projeções do designer Theottle em seu canal no YouTube, é provável que modelos recentes como a quinta geração do Toyota Prius e o elétrico bZ antecipem muitos detalhes sobre o estilo que a fabricante vai adotar na renovação completa do Corolla.
Acompanhando o visual arrojado, o Corolla também deverá contar com uma cabine mais sofisticada, oferecendo um cuidado maior com o nível de acabamento. É fato que este não é um ponto forte do sedã médio atual mesmo em seus catálogos mais caros.
Falando no Prius recém-atualizado, é altamente provável que a próxima geração do Corolla compartilhe com o primo a mecânica híbrida plug-in atualizada para o modelo.
No caso do Prius, ela toma como base o motor 2.0 a gasolina associado a um propulsor elétrico para resultar em 223 cv de potência combinada. Com 0 a 100 km/h realizado em competentes 6,7 segundos, o modelo também oferece performance mais do que convincente.
O Prius também contará com opções híbridas convencionais (sem opção de recarga externa) baseadas tanto no motor 1.8 quanto 2.0, ambos abastecidos com gasolina.
Segundo os dados do mercado japonês, o Prius PHEV (híbrido plug-in) alcança consumo médio de 30 km/l em versões com rodas aro 17”, oferecendo autonomia em modo 100% elétrico de 105 km.
Caso a Toyota optar, uma novidade importante para o Brasil pode residir exatamente na nacionalização da mecânica híbrida plug-in para o Corolla atualmente produzido em Indaiatuba (SP).
É fato que a marca surpreendeu ao produzir localmente o Corolla Hybrid atual, que, inclusive, tornou-se o primeiro automóvel híbrido flex do mundo, podendo aceitar etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção.
O investimento na produção local de um híbrido plug-in (provavelmente também bicombustível) colocaria a Toyota novamente na dianteira do mercado brasileiro quando o tema é eletrificação.
Poucas marcas sinalizam a intenção de produzir no Brasil um veículo com este tipo de tecnologia e alto conteúdo de componentes locais. Até o momento, nenhuma outra fabricante instalada no Brasil, fora a Toyota, produz um modelo híbrido pleno no país.
Considerando que a Toyota ainda precisa realizar o facelift de meio-ciclo do Corolla atual, provavelmente a nova geração do sedã médio no Brasil não deverá estrear por aqui antes de 2025.