Próxima geração da Hilux poderá ter opção híbrida

Executivo australiano afirmou que espera ver uma opção eletrificada da caminhonete aparecendo até 2025
Toyota Hilux 2020

Toyota Hilux 2020 | Imagem: Divulgação

Pouco tempo depois de a Nissan revelar os planos para eletrificar a Frontier, agora foi a vez de a Toyota dar pistas de que a Hilux pode estar indo pelo mesmo caminho. Em entrevista ao site CarsGuide, Sean Hanley, vice-presidente de Vendas e Marketing da divisão australiana da marca, afirmou que espera-se ao menos algum tipo de eletrificação na caminhonete até 2025, quando deve chegar uma nova geração da Hilux naquele mercado.

Apesar de a notícia ser boa, contraria o que foi dito anteriormente, afirmando que uma Hilux híbrida poderia acontecer já em 2021. De qualquer forma, a picape da Toyota deve mesmo receber uma propulsão combinando o motor a diesel com um elétrico no futuro.

Hanley afirmou que ainda estuda-se diversas oportunidades para atender às demandas crescentes de legislação por veículos menos poluentes: “Não estamos esperando a legislação do governo porque, francamente, como uma fabricante, nós sabemos que temos a responsabilidade de reduzir nossa quantidade de carbono, então iremos seguir em frente com rapidez, independentemente da legislação”.

No caso de veículos utilitários como a Hilux, o conjunto propulsor híbrido apresenta algumas vantagens adicionais. O motor elétrico, por exemplo, pode ser posicionado no eixo traseiro, eliminando a necessidade do eixo cardã para tracionar as rodas e tal sistema já é utilizado em alguns SUVs híbridos.

Toyota Hilux 2020
Toyota Hilux 2020
Imagem: Divulgação

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva