Projeto conjunto da Toyota e Suzuki, SUV D22 é flagrado na Índia
Modelo é cotado para ser um rival do Hyundai Creta utilizando a plataforma DNGA. Estreia pode acontecer no final final de 2022
Na Índia, a Toyota tem uma parceria com a Maruti Suzuki, e que envolve o compartilhamento de projetos entre as duas fabricantes. E o próximo fruto dessa parceria deve ser um SUV compacto para rivalizar com o Hyundai Creta no mercado indiano, como adiantamos em janeiro. O modelo, conhecido como Projeto D22, foi flagrado pelo site 91Wheels e, embora ainda tenha uma camuflagem pesada, a aposta da página é que o lançamento será ainda em 2022.
Por conta do disfarce, poucos detalhes da carroceria podem ser vistos. No entanto, o conjunto óptico parece ser dividido em duas peças, com a parte superior sendo responsável pela iluminação diurna, enquanto que o bloco principal fica mais abaixo, no para-choque do carro.
Outro detalhe apontado pelo 91Wheels é que haverá uma versão com o logotipo da Toyota e outro da Maruti Suzuki. Isso porque foram flagrados dois carros com camuflagens diferentes, e que possivelmente indicam que haverá mudanças no estilo frontal de cada um deles.
Mesmo não tendo nenhuma informação por parte das fabricantes, o site acredita que a produção dos modelos deve começar em cerca de três meses, com o lançamento acontecendo até o final deste ano.
Sob o capô, o SUV deve ser equipado com o propulsor 1.5 a gasolina e pode ter uma versão híbrida. Já as configurações a diesel não devem fazer parte dos planos para o carro.
Potencial para o Brasil?
O mercado indiano tem sido uma prévia para vários modelos que acabaram chegando ao Brasil. Estão aí o Kwid e o finado EcoSport para comprovar, entre outros projetos. A própria Toyota lançou o compacto Etios na Índia um certo tempo antes de decidir produzi-lo por aqui.
Nada disso garante que o novo SUV possa ser pensado para outros países como o nosso, mas certamente a experiência obtida com um veículo de porte menor que o Corolla Cross pode ser útil para o potencial utilitário esportivo compacto nacional, baseado no Yaris Cross, e já cogitado há algum tempo.