Projeto CC24: Citroën prepara SUV acima do novo C3

Modelo pode tomar como referência o novo C3 Aircross europeu
Acima o novo Citroën C3 Aircross vendido na Europa: boa referência para o projeto CC24

Acima o novo Citroën C3 Aircross vendido na Europa: boa referência para o projeto CC24 | Imagem: Divulgação

Como relatamos, a Stellantis está determinada a recuperar participação de mercado que tanto a Peugeot quanto a Citroën já conquistaram no Brasil há alguns anos.

Para isso, em especial quando falamos de marcas automotivas, o investimento em novos modelos é algo fundamental.

Falando especificamente da Citroën, a partir deste semestre terá início o processo de retomada da companhia no país com a estreia do sucessor do C3.

Como já nos indicam flagras da novidade na Índia, onde o projeto (CC21) foi desenvolvido, o C3 irá migrar de um hatch para um crossover pequeno, algo próximo ao Fiat Pulse.

Mas não para por aí. Segundo informações e novos protótipos que começaram a circular no país asiático, a Citroën investe também em um segundo SUV posicionado acima do C3, conhecido como projeto CC24.

O que esperar do novo SUV acima do C3

Se o novo C3 deverá ter comprimento abaixo ou até 4 metros, oferecendo também preço competitivo, o modelo derivado do projeto CC24 já seria um utilitário esportivo com porte semelhante ao de um SUV compacto convencional. 

Uma excelente referência para o CC24 pode ser o novo Citroën C3 Aircross lançado na Europa no começo deste ano.

O modelo conta com 4,16 m de comprimento, 1,76 m de largura e um interessante entre-eixos de 2,60 m, que pode resultar em um bom espaço interno. Ponto positivo também vai para o porta-malas de 410 litros do SUV europeu, que supera o compartimento de modelos como o Jeep Renegade (320 litros). 

De acordo com veículos de imprensa indianos, o projeto CC24 também é baseado na plataforma CMP, que encontra-se nacionalizada em Porto Real (RJ) e servirá de base também ao novo C3. 

A previsão é que o modelo definitivo do projeto CC24 será conhecido em 2022 na Índia, contudo o cronograma pode sofrer atrasos em especial devido aos impactos da pandemia no país. Algumas revistas e sites indianos cogitam até que a chegada do novo modelo pode ficar para 2024.

De qualquer forma, um produto com as características de estilo do novo C3 Aircross europeu seria um produto muito interessante por aqui.

A novidade até mesmo garantiria espaço na gama das marcas francesas para uma eventual produção local (mais provável na Argentina) da segunda geração do Peugeot 2008, que é um SUV compacto propriamente dito registrando 4,30 m de comprimento. 

Vale destacar ainda que, em seu plano de atuação para os próximos 5 anos no país asiático, a Citroën estuda até mesmo a criação de um sedã com porte e faixa de preço semelhante ao do Honda City, que estaria sob desenvolvimento utilizando o código de projeto CC26.

Por tudo isso, vale a pena acompanharmos de perto os próximos passos da Citroën. Com uma base promissora no mercado indiano para o desenvolvimento de produtos mas acessíveis, muitos deles poderão chegar a outros países emergentes, como é o caso do Brasil.

Acima o novo Citroën C3 Aircross vendido na Europa: boa referência para o projeto CC24
Acima o novo Citroën C3 Aircross vendido na Europa: boa referência para o projeto CC24
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise