Projeto 376: novas projeções para o inédito SUV-cupê da Fiat
Novidade estreia no começo de 2022 trazendo proposta interessante
Enquanto neste ano a Fiat vai marcar sua entrada no segmento de crossovers com o lançamento do Pulse, para o começo de 2022 a fabricante prepara uma boa novidade voltada a quem deseja um SUV de maior porte.
Estamos falando do aguardado projeto 376, que, segundo informações recentes, poderá fazer sua estreia ainda em fevereiro do próximo ano.
O que será um diferencial relevante do futuro utilitário esportivo será o estilo de sua carroceria, baseada nos SUVs-cupê que tanto fazem sucesso entre as marcas de luxo.
Provavelmente a Fiat desenvolve a novidade sobre a plataforma MLA, concebida no Brasil e que também será a base para o Pulse e futuros produtos da marca italiana.
Com isso, podemos esperar bom conteúdo de tecnologia para o futuro SUV, além de padrões elevados em termos de segurança, comportamento dinâmico e silêncio a bordo. O leque de propulsores, no caso do projeto 376, certamente deverá contemplar o 1.3 GSE presente na Fiat Toro 2022.
O design arrojado e dinâmico da carroceria, como é possível notar nas novas projeções de Kleber Silva para o futuro modelo, focam em um público que deseja um SUV diferenciado, saindo um pouco do lugar-comum que encontramos nos modelos líderes de vendas.
Estilo será o maior diferencial
Uma boa referência para o que veremos no futuro projeto 376 é o Renault Arkana europeu, que trouxe o conceito dos SUVs-cupê para uma marca generalista. A proposta, por sinal, obteve boa aceitação por lá e inclusive mostrou-se um carro mais rentável para a fabricante francesa.
Segundo rumores, é mais provável que o projeto 376 contemple uma carroceria com tamanho na casa dos 4,40 m de comprimento, portanto dentro da categoria de médio porte.
Vale pontuar que a Stellantis traçou como uma de suas metas para as marcas que integram o conglomerado atuar em uma estratégia de complementaridade, lógica que será facilmente cumprida como o projeto 376, como vamos explicar adiante.
No portfólio da Stellantis, o Jeep Compass seguirá como o SUV médio mais racional, por assim dizer, e também orientado para quem deseja um modelo com opção de tração 4x4 e apelo off-road.
Proposta
O projeto 376 desenvolvido pela Fiat, por sua vez, seguirá a identidade da montadora mais voltada ao uso urbano, enquanto a silhueta esportiva reforça o caráter emocional do inédito produto.
Olhando ainda para os SUVs médios com produção regional, certamente o projeto 376 terá um apelo consideravelmente diferenciado em relação a modelos como o VW Taos, Toyota Corolla Cross, entre outros.
Portanto, se você está de olho em um SUV na faixa de R$ 140 mil a R$ 200 mil (tomando como referência os valores do Compass flex), mas gostaria de um modelo com um visual arrojado e bom nível de acabamento, talvez aguardar pelo resultado do projeto 376 da Fiat seja algo interessante a se fazer.