Projeções: os primeiros detalhes da nova Chevrolet S10 2024
Evolução completa da picape está garantida para o mercado brasileiro
Produto que desempenhou papel fundamental para consolidar o segmento de picapes médias aqui no Brasil, a Chevrolet S10 atualmente é o segundo modelo mais vendido na categoria e conquistou uma boa reputação junto ao público, dedicando atenção especial ao segmento do agronegócio.
No mês passado, segundo relatou o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, a GM confirmou ao órgão representativo que o investimento de R$ 5 bilhões em sua planta no interior paulista está garantido. Com isso, fica claro que a fabricante terá todas as condições para desenvolver e, futuramente, produzir a evolução da Chevrolet S10 por lá.
Assim como vai ocorrer com a próxima geração da Ford Ranger e da VW Amarok, ambas desenvolvidas em conjunto, a nova S10 vai representar um marco importante na trajetória da picape, trazendo grandes aprimoramentos ao modelo.
A tendência é que a Chevrolet S10 nacional passe a ser um utilitário cada vez mais alinhado com as primas norte-americanas Chevrolet Colorado e GMC Canyon, portanto um veículo de caráter global.
Com isso, informações recentes apuradas por sites especializados nos EUA nos permitem ter uma ideia inicial do que vamos encontrar nas picapes.
Plataforma aprimorada
Em primeiro lugar, o trio vai manter a construção de cabine sobre chassi de longarinas.
A plataforma atual também servirá de base para a nova geração de S10, Colorado e Canyon, porém com uma revisão profunda em suas premissas técnicas, motivo pelo qual a arquitetura será rebatiza de 31XX para 31XX-2.
As novidades que vão norterar a plataforma 31XX-2 contemplam dois pontos em especial.
O primeiro deles diz respeito a inclusão de uma arquitetura elétrica e eletrônica mais robusta, denominada Global B.
Ela permitirá avanços tanto para a central multimídia bem como a inclusão de serviços de conectividade de última geração. Além disso, é esperada a inclusão de assistentes de condução sofisticados, como o alerta de colisão com frenagem autônoma, piloto automático adaptativo, entre outros.
Eletrificação nos planos
O segundo ponto reside na eletrificação, o que deverá ser uma característica comum para a próxima geração de picapes médias. Com isso, provavelmente a GM vai incluir a opção de um conjunto propulsor híbrido no projeto da nova S10.
A hibridização mecânica é algo interessante para veículos como as picapes médias, uma vez que traz para esses modelos sistemas de tração 4x4 muito mais evoluídos e precisos. Outros ganhos ficam por conta da redução do consumo e melhora no desempenho.
É possível mesclar o propulsor térmico, seja ele diesel ou gasolina, com um motor elétrico no eixo traseiro, por exemplo, para garantir tração nas quatro rodas sem a necessidade de uma conexão física (eixo cardã).
Nos EUA, a imprensa local aposta que a sucessora da Chevrolet Colorado poderá oferecer em suas versões de entrada o moderno motor 2.7 turbo (L3B) a gasolina, capaz de entregar mais de 310 cv, atuando em conjunto com a transmissão automática de 10 marchas, a qual é uma forte aliada para aprimorar a eficiência.
Visual e previsão de estreia
Ainda de acordo com sites e revistas dos EUA, fontes revelam que o visual da próxima geração da Chevrolet S10 e suas irmãs na América do Norte deverá ser, em grande parte, alinhado com a Chevrolet Silverado.
Com isso, o designer Kleber Silva preparou, com exclusividade para o AUTOO, sua interpretação do que pode vir a ser uma sucessora da Chevrolet S10 tomando como base a picape full-size vendida nos EUA.
Enquanto na América do Norte a previsão é que as novas Chevrolet Colorado e GMC Canyon podem ser reveladas no ano que vem, aqui no Brasil é mais provável que a nova Chevrolet S10 faça sua estreia em 2023, inaugurando a linha 2024 da picape média.
Importante relembrar que a Ford também confirmou para 2023 a chegada da nova geração da Ranger ao mercado brasileiro. Sem dúvida, a disputa entre as duas novidades promete ser muito interessante.