Projeções antecipam o que poderá ser o SUV do Argo, acima do Pulse

Vazaram patentes do novo Panda na Europa, que deverá servir de base para novo modelo no Brasil
Projeção antecipa como  deverá ficar o novo crossover da Fiat que servirá de base para modelos como o Panda

Projeção antecipa como deverá ficar o novo crossover da Fiat que servirá de base para modelos como o Panda | Imagem: Projeção Kleber Silva

A partir das patentes do novo Fiat Panda que será lançado na Europa, começam a aparecer projeções do que deverá ser um novo crossover da marca italiana, que completa 125 anos de história em 2024. O Panda é um dos modelos mais icônicos da fabricante, que agora faz parte da Stellantis, cujos planos de tornar os projetos de modelos europeus e brasileiros mais próximos segue em curso.

VEJA TAMBÉM:

Há de se estranhar que a Fiat esteja interessada em ter mais um crossover no Brasil além do Pulse. Mas dando uma olhada no panorama dos modelos da fabricante no país notamos que o Argo já perde fôlego diante dos rivais VW Polo, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix há algum tempo, ficando entre mil e duas mil unidades atrás deles todos os meses.

Além disso, o Pulse não foi o grande sucesso que se esperava. Tem vendido em torno de 2.800 unidades mensais, volume abaixo até que do já cansado Jeep Renegade, que fica ao redor de 3 mil unidades por mês. Então, ter um novo crossover mais sofisticado que o Pulse seria interessante, ainda mais em tempos em que os modelos com maior valor agregado têm se saído melhor nas vendas no Brasil. 

O ticket médio de quem compra carro novo no Brasil explodiu depois de uma série de mudanças no mercado, que ainda vive uma fase de transição com a chegada do novo regime automotivo Mover, que dá incentivos aos híbridos flex. No mercado brasileiro, a Stellantis deverá anunciar um novo ciclo de investimentos que deverá ser o ponto de partida para o desenvolvimento de uma série de novidades. 

Um crossover de linhas bem elegantes

Traseira do novo crossover da Fiat vem com lanterna que lembra a do Jeep Renegade e tampa do porta-malas do Mobi
Traseira vem com lanterna que lembra a do Renegade e tampa do porta-malas parecida com a do Mobi
Imagem: Projeção Kleber Silva

Uma delas poderá ser baseada no novo Panda europeu, como mostram as projeções do designer Kleber Silva. A ideia é ter um carro mais sofisticado e refinado para enfrentar rivais do gênero que virão por aí, como o Renault Kardian, que será lançado no final de março. A GM e a Volkswagen também preparam seus crossovers, que deverão ser eletrificados e aceitar etanol nos motores a combustão. 

As imagens mostram que a sofisticação do projeto se reflete nas linhas do novo modelo cuja traseira combina elementos de design que fizeram sucesso, tanto na Fiat quanto na Jeep, como as lanternas que lembras as do Renegade com uma lâmina que as corta ao meio, ou a tampa do porta-malas à moda do Mobi.  O carro deve medir 4 metros de comprimento, com entre-eixos de 2,54 metros, conforme dados da imprensa italiana.

Na frente, as linhas são limpas e elegantes, com larga entrada de ar no para-choque, faróis full led e capô em forma de cunha e posição elevada, acompanhando a linha de cintura. Ainda não há imagens do interior, mas pode-se esperar algo condizente com as belas linhas externas. Agora resta esperar para ver a continuidade da revolução que está acontecendo no mercado automotivo com a chegada de várias novidades. 

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise