Projeções antecipam como deverá ficar novo SUV da GM abaixo do Tracker
Entre os novos modelos da marca até 2028 deverá estar o utilitário esportivo com a base do Onix
Não é de hoje que a GM estuda ter um crossover abaixo do SUV Tracker, como apurou o site Auto Segredos, há quase um ano. Agora, com o anúncio do investimento de R$ 7 bilhões entre 2024 e 2028 o novo modelo volta à tona como uma das possíveis novidades da Chevrolet no Brasil dentro de quatro anos.
VEJA TAMBÉM:
- GM anuncia investimentos, mas ainda não confirma HVs no Brasil
- GM mostra nova geração do SUV Equinox, que logo deverá chegar ao Brasil
Agora que a Volkswagen tem o Nivus, a Fiat conta com o Pulse e a Renault está prestes a lançar o Kardian, em março, a GM não poderia ficar de fora desse segmento que fica abaixo dos SUVs compactos, o que mais se aproxima de um crossover, combinação de hatch e SUV, segmento que domina nas vendas no mundo, inclusive no Brasil, com 45,5% de participação em 2023, um recorde, ante 43,9% de 2022.
Com as novas projeções do designer Kleber Silva, podemos ver como deverá ficar o novo modelo, que poderá se chamar Onix Activ, versão que já foi vendida pela GM, mas que agora poderá voltar em um novo formato, mais próximo de um legítimo SUV e com conjunto bem mais moderno e eficiente.
De acordo com o que havia apurado o site Autos Segredos, o novo crossover deverá ser fabricado em Gravataí, já que será derivado do Onix, que também receberá novidades em breve, assim como a versão sedã. Ainda conforme a publicação, o novo modelo pode chegar entre 2026 e 2027.
Em outros mercados, como o do México, já existe um crossover da mesma categoria que o suposto novo Onix Activ. Os mexicanos têm o Groove, que é um modelo que custa na faixa equivalente a cerca de R$ 100 mil. Com o aumento de preços nos carros novos, faz bastante sentido ter um crossover abaixo dos SUVs compactos, o que a GM deverá fazer, seguindo das rivais Volkswagen, Renault e Fiat.
Assim como o Onix renovado, é possível que o novo crossover da GM receba pelo menos uma versão híbrida leve, o que vai ao encontro do novo regime automotivo Mover e pelo o que está previsto pelos concorrentes, uma vez que o Kardian logo terá um sistema híbrido leve, o mesmo que acontecer com Pulse e Nivus.
O desenho do novo crossover da GM segue a nova linguagem de design adotada nos lançamentos mais recentes da Chevrolet e aplicado na versão renovada da minivan Spin, que chega em março. Entre outros detalhes, há luzes diurnas em posição elevada, farós embutidos nos para-choques e lanternas traseiras full LED.
Por dentro, o novo Onix Activ terá central multimídia com tela panorâmica, integrada ao cluster digital e com acesso à internet a bordo nativo. Além disso, contará com as comodidades encontadas em outros modelos da GM, como carregador de celular por indução, sistema OnStar, entre outros itens.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter