Produção regional do Peugeot 2008 mais recente pode ter início em 2023
SUV compacto é cotado para dividir a linha de montagem com o Peugeot 208 na Argentina
Ótima notícia envolvendo a categoria de SUVs compactos. De acordo com informações apuradas recentemente pela imprensa especializada argentina, a geração mais recente do Peugeot 2008 poderá ser produzida no país vizinho, dividindo a linha de montagem de El Palomar com o hatch 208.
“Podemos dizer que a produção do novo 2008 na Argentina não é algo que descartamos. A decisão final, porém, ainda depende do estudo do projeto, dos volumes de produção possíveis e do retorno do investimento. Antes da criação da Stellantis, o projeto para produzir o 2008 na Argentina estava descartado, mas agora a situação é outra”, explicou Gabriel Cordo Miranda, responsável pelas marcas Peugeot, Citroën e DS no país vizinho em entrevista ao Motor1 Argentina.
Importante destacar que há pouco mais de um mês a Peugeot iniciou a comercialização do e-2008 no Brasil, fato que resultou na chegada da geração mais recente do SUV ao país, porém somente com propulsão elétrica.
De acordo com informações de bastidores que circulam no Brasil, para viabilizar a produção regional do novo 2008 na Argentina, o projeto deverá contemplar algumas soluções particulares, como o aproveitamento do motor 1.0 turbo com injeção direta hoje produzido em Betim (MG).
Caso as previsões se confirmem, o novo Peugeot 2008 argentino poderá ser lançado já no ano que vem, posicionando a marca francesa de forma bem mais incisiva no segmento de SUVs compactos.
Informações também levantadas em caráter extraoficial sinalizam que a Peugeot poderá manter o 2008 brasileiro em seu portfólio, preservando o SUV como a opção para quem deseja um modelo mais acessível, partindo da faixa de R$ 100 mil já com câmbio automático.
O 2008 hoje produzido em Porto Real (RJ) mostra-se extremamente datado, sendo que suas versões com motor 1.6 aspirado sequer contam com os controles de tração e estabilidade.
A segunda geração do 2008, por sua vez, foi apresentada há dois anos na Europa e destaca-se dos concorrentes ao apostar em um design sofisticado e no nível superior do acabamento interno.
Sem dúvida, uma adição interessante para o segmento por aqui, em especial se chegar ao mercado com valores competitivos.