Procurando um carro econômico? Fique atento com a etiqueta!

Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular ajuda a escolher os carros amigos do meio-ambiente
Selo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular apontando a versão 1.0 manual de 5 marchas do novo Polo

Selo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular apontando a versão 1.0 manual de 5 marchas do novo Polo | Imagem: César Tizo

As etiquetas de consumo de energia estão presentes em praticamente todos os produtos, principalmente nos eletrodomésticos. Nela é possível conferir o quanto aquela peça consome, seja uma geladeira, microondas e até os carros. O Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo do Gás Natural) é um programa do Governo Federal que promove o desenvolvimento de uma cultura antidesperdício no uso dos recursos naturais não renováveis no Brasil. Este desenvolvimento inclui o Programa de Etiquetagem, que mostra a eficiência energética de produtos disponíveis no mercado.

O Programa recebe os dados enviados voluntariamente pelas montadoras, podendo classificar veículos nacionais e importados. A etiqueta possui dados sobre o ano de aplicação do teste, da categoria do veículo (estabelecendo comparativo), fabricante, modelo, versão, motorização, tipo de transmissão e quantidade de marchas.

Os veículos de uma mesma categoria são avaliados da letra "A" (para menor consumo) até "E" (maior consumo de combustível), um teste que engloba a média de trechos percorridos em cidade e estrada com diferentes combustíveis. Além da classificação, os modelos que atingem o grau máximo de eficiência recebem o selo do Conpet.

Outro dado informado na etiqueta é o consumo em quilômetros por litro, tanto para gasolina quanto para etanol, em trecho urbano e rodoviário. O CO2 emitido pelo escapamento também é informado em gramas por quilômetro.

Isso pode ajudar o consumidor que queira escolher um carro mais eficiente, amigável ao meio ambiente e ao bolso.

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país