Procon-SP aborda problema em câmbio automático de modelos da Fiat e Jeep

Entidade analisou o caso e informou que o ideal seria que o manual dos carros tivesse informações mais claras para evitar o problema
Com forte participação das vendas diretas, Jeep Renegade lidera procura entre os SUVs no Brasil

Com forte participação das vendas diretas, Jeep Renegade lidera procura entre os SUVs no Brasil | Imagem: Divulgação

O Procon-SP divulgou uma análise sobre os problemas nos câmbios dos modelos da Jeep e da Fiat. De acordo com a entidade, o grupo Stellantis negou que haja um defeito no trocador de calor da transmissão automática de seis marchas dos veículos Fiat (Argo, Cronos e Toro) e Jeep (Renegade e Compass).

Após ser questionado pelo Procon-SP, que notificou a Stellantis em dezembro, o grupo automotivo informou que não há irregularidades no câmbio, e que o problema tem sido causado por conta da falta de manutenção, ou até mesmo por conta de reparos inadequados na caixa de transmissão. 

A resposta do conglomerado responsável por Jeep e Fiat veio após a notificação que cobrou esclarecimentos sobre os defeitos, já que alguns veículos de comunicação fizeram reportagens com proprietários que alegam defeitos no sistema de arrefecimento, já que alguns donos notaram o aparecimento de óleo no reservatório do radiador, e que a concessionária informou que o problema era no trocador de calor do câmbio.

Segundo o Procon-SP, por mais que não haja uma análise técnica de um engenheiro ou uma perícia nos veículos sobre este assunto, a entidade concluiu que a informação sobre este problema deveria estar mais clara no manual dos veículos. Para o órgão, deveria conter uma informação de que o uso de um líquido de arrefecimento diferente do original e com um aditivo não recomendado pode causar o problema. 

Caso haja risco de corrosão ou desgaste prematuro baseado na conduta do consumidor, o alerta deveria ser destacado, conforme determina o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, já que o cliente é a parte vulnerável na relação de consumo. 

Modelos afetados

De acordo com os dados fornecidos pela Stellantis, em 2020 havia 450.810 veículos com garantia vigente da marca. Desse total, 302 foram atendidos por conta do problema no câmbio. Já no ano passado, dos 502.493 veículos em garantia, 207 foram atendidos pelo mesmo motivo.

Como neste primeiro momento o defeito não implica em riscos à saúde e à segurança das pessoas, por enquanto não há motivos para ser convocado um recall. No entanto, o Procon-SP ressalta que o número de ocorrências não deve ser ignorado e que não há comprovação das alegações de mau uso que a montadora informou. 

Por fim, o órgão diz que encaminhará o caso para a equipe de fiscalização e que uma análise mais aprofundada será feita, bem como as eventuais providências que serão tomadas.

Fiat Toro 2019
Donos de modelos da Fiat e Jeep devem ficar atentos ao líquido de arrefecimento utilizado no veículo
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