Prisma torna-se o sedã automático mais barato do Brasil
Nova versão Advantage confere bom custo-benefício ao sedã
Em um mercado onde os consumidores passam a mostrar uma predileção cada vez maior pelo câmbio automático, a Chevrolet fez um trabalho muito interessante ao colocar no mercado a partir deste mês o Prisma Advantage nas concessionárias. Tabelado em R$ 58.690, a novidade faz do Prisma o sedã automático mais barato do Brasil, conseguindo até um valor menor do que modelos automatizados como o Volkswagen Voyage, por exemplo.
O Prisma Advantage perdeu alguns recursos para conseguir a redução no preço em relação às demais versões, como a central multimídia que foi substituída por um rádio convencional com Bluetooth, mas não deixa de oferecer os principais equipamentos de conforto como ar-condicionado, direção com assistência elétrica, monitoramento da pressão dos pneus, trio elétrico, fixação Isofix para cadeirinhas de crianças, dentre outros.
O conjunto mecânico não sofreu alterações e segue o motor 1.4 flex de até 106 cv trabalhando em conjunto com a transmissão automática de 6 marchas, câmbio que oferece trocas de marchas com bem mais suaves em relação às caixas automatizadas presentes no próprio VW Voyage citado no início do texto. Com o conjunto, o Prisma Advantage destaca-se pelas boas médias de consumo, podendo atingir até 11,9 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina.
No visual, pelo menos como nos indica as fotos, o Prisma Advantage não transparece um caráter muito simplista como poderia ser esperado em uma versão onde o foco é o custo-benefício. O sedã nessa configuração conta com calotas escurecidas aro 15”, adesivos de coluna e capas dos retrovisores externos em preto brilhante. A Chevrolet oferecerá quatro opções de cores para o Prisma Advantage: cinza, branco, preto ou prata.
O Prisma atualmente é o sedã mais vendido do Brasil e, com a chegada da nova versão Advantage, deverá ganhar ainda mais força dentro da categoria. Modelos mais recentes, como o Fiat Cronos, contam com versões na faixa de R$ 60.000 que abandonam o pedal da embreagem, porém ainda utilizando uma caixa automatizada como é o caso da versão Drive 1.3 GSR de R$ 60.990. Ao menos o Fiat é superior em termos de segurança ao oferecer os controles de tração e estabilidade de série nessa versão.
Retificação em 27/2 às 8h20: a Toyota oferece atualmente a versão X automática do Etios Sedã por R$ 57.220, versão, contudo, que não traz sequer rádio de série. O modelo traz um pacote equivalente ao Prisma Advantage em sua versão intermediária XS, nas concessionárias por R$ 60.600.