Prisma ou Onix Sedan, novo modelo da Chevrolet terá motor turbo
Montadora apresentou primeiro membro da nova família de compactos que chegará até o final do ano ao Brasil
Seja ele o novo Prisma ou Onix Sedan ou ainda um inédito nome, fato é que o próximo sedan compacto da Chevrolet vai lembrar pouco os modelos vendidos hoje no Brasil. A marca apresentou nesta quinta-feira o novo automóvel, que compartilha plataforma e boa parte do visual com o Onix chinês, já revelado.
Sem permitir que os presentes pudessem conhecer seu interior e apresentando uma unidade camuflada, a Chevrolet afirmou que o novo carro terá motor turbo, mas sem especifcar qual volume ele terá. Os motores, diferentemente dos modelos, não serão globais para respeitar leis de emissões e se adequar às características de cada mercado. Trata-se de um carro maior que o Prisma, com entreeixos de 2,6 m, equivalente ao de um Corolla da geração anterior. A Chevrolet afirma que nenhum modelo será substituído pelo novo sedã, ou seja, o Colbalt e Cruze continuam fazendo parte do portfólio da montadora.
A Chevrolet afirma que o Cobalt não será aposentado pois tem grande apelo com o público frotista, por ser um carro com entre-eixos de 2,63 m e porta-malas com 563 litros. Com o novo modelo, a Chevrolet deverá competir num segmento que deve se expandir, o de sedans compactos premium, onde hoje estão o Volkswagen Virtus, o Toyota Yaris sedan e o Honda City, além do novo CAOA Chery Arrizo5.
Prioridade para os três volumes
A estratégia da Chevrolet em priorizar a versão sedan da plataforma parece não fazer sentido afinal o Onix é o produto de maior sucesso no Brasil. Mas a verdade é que o hatchback atende a um segmento do mercado que valoriza o preço mais em conta além de frotistas. Ou seja, um carro maior, mais equipado e mais caro nessa categoria não deve ter um efeito tão significativo, sobretudo porque a partir de uma certa faixa de preços os hatches praticamente estão deixando de existir.
Já os sedans compactos são dos poucos segmentos que cresceram e ainda não sofreram com a pressão dos SUVs compactos. Nesse sentido, nem o atual Prisma nem o Cobalt conseguem brigar direito no andar de cima.
Depois do novo "Onix sedan", a Chevrolet deve novamente ignorar o hatch e pular para o novo Tracker, que pela primeira vez será fabricado no Brasil. Não é para menos: é a categoria mais importante no Brasil atualmente. E por falar em outros modelos, a GM afirma que essa nova faz parte do investimento de R$ 13 bilhões feitos no Brasil de 2014 a 2019 e que mais 10 bilhões de reais serão investidos no período de 2020 a 2024. Com isso, haverá a expansão dessa família de veículos, que deverá ter um SUV compacto, um hatch e pelo menos mais seis modelos, totalizando oito variações dessa nova plataforma.
Esse projeto, que começou em 2014, ainda não teve a lista de equipamentos detalhada, mas a Chevrolet garante: "a segurança é pilar fundamental para a fabricante", afirmou Gregório Del Rio, Engenheiro-Chefe Global da nova família de veículos da GM. Ao todo são 150 unidades do novo sedã em testes no Brasil e outros detalhes serão apresentados no Salão de Xangai, na próxima semana. O produto final chega às lojas no final de 2019, junto com mais 11 lançamentos que a GM pretende ainda para esse ano.