Conheça o Adamastor Furia, primeiro supercarro português
Modelo inédito quer vingar pela exclusividade e pelo desempenho de tirar o fôlego. Serão vendidas 60 unidades por 1,6 milhão de euros cada
Quando o assunto é superesportivo logo vem à tona marcas como Ferrari, Porsche, Lamborghini, Aston Martin, Cadillac entre outras. Países como Alemanha, Itália, França, Inglaterra, EUA, já têm tradição no assunto, mas agora Portugal quer lançar seu primeiro modelo do gênero, o Adamastor Furia, que terá apenas 60 unidades e custará 1,6 milhão de euros cada, o equivalente a R$ 8,9 milhões numa conversão simples, informa o site Público.
VEJA TAMBÉM:
- Protótipo de supercarro elétrico chinês atinge 362 km/h; assista ao vídeo
- Supercarro elétrico bate recorde de velocidade em marcha à ré
A ideia do primeiro supercarro de origem portuguesa surgiu em 2015, fruto de uma parceria do setor acadêmico com o empresarial, com desenvolvimento de tecnologia de origem portuguesa. No início, a proposta era fabricar um modelo de competição com a colaboração com universidades, tanto na parte de engenharia quanto de marketing.
Mas o desenrolar dessa história foi além das universidades e, há 5 anos, foi decidido que iria ser fabricado um supercarro com versões de estrada e de pista para competir com gigantes do setor, como Aston Martin, Pagani, Koenigsegg e a Rimac, sem esquecer outras, como a Mercedes-Benz, Audi, Porsche e Ferrari, na categoria dos supercarros, especifica Ricardo Quintas, fundador e CEO da Adamastor, citado em comunicado.
Versões de competição e de estrada
No total, indicou Quintas, o Adamastor é fruto de um investimento de 17 milhões de euros. "É um veículo de alta performance todo fabricado e desenvolvido em Portugal", salienta. Todos os equipamentos para produção deste carro foram desenvolvidos por nós internamente e produzidos parcialmente por nós, e outras partes produzidas fora" - neste caso, indicam-se componentes como motor, freios, rodas, pneus e eletrônica.
Serão fabricadas apenas 60 unidades do Adamastor Furia, todas com estrutura de fibra de carbono, o que ajudou a manter o baixo peso (1.100 kg) com boa rigidez torcional e com aerodinâmica avançada, seguindo o caminho dos modelos de competição de ponta, inclusive os de Fórmula 1 e do Campeonato Mundial de Endurance (WEC). Com ajuda do chamado "efeito solo", o supercarro português é capaz de formar uma pressão aerodinâmica equivalente a 1000 kg a 250 km/h na versão de estrada.
O conjunto mecânico conta com motor V6 biturbo de 3,5 litros de origem Ford Performance, capaz de produzir mais de 650cv e bons 58,2 kgfm de torque, números para acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 3,5s e atingir uma velocidade máxima de mais de 300 km/h.
As duas primeiras unidades de estrada do Adamastor Furia devem ser entregues no ano que vem, além de outras duas de competição. A capacidade de produção de 25 carros por ano, estima a marca, deverá ser atingida em 2026.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter