Primeiro híbrido da Polestar tem o torque de 10 carros populares
Polestar 1 inaugura a nova fase da divisão de alto desempenho da Volvo
Em uma edição sem muitos destaques revelados no Salão de Genebra, mostra europeia que abre o calendário dos grandes salões realizados no Velho Continente, quem mereceu destaque sobretudo pela beleza das formas foi o Polestar 1, primeiro automóvel criado integralmente pela divisão de alto desempenho da Volvo.
A novidade é um cupê com quatro lugares (2+2) de propulsão híbrida, que impressiona não só pelos 600 cv de potência combinada, mas em especial devido aos 101,9 kgfm (1.000 Nm) de torque máximo que seu conjunto mecânico é capaz de entregar, sem dúvida nenhuma em grande parte graças ao motor elétrico. Para você ter uma ideia, um modelo 1.0 atual conta, em média, com 10 kgfm de torque.
Segundo a Polestar, mesmo com a força de sobra o cupê ainda consegue uma autonomia de 150 km operando apenas em modo elétrico. De acordo com a empresa sueca, é a maior autonomia que um automóvel híbrido consegue entregar até o momento operando somente com a eletricidade armazenada nas baterias.
A Polestar não ofereceu dados de desempenho de seu primeiro modelo, que começará ser produzido a partir da metade de 2019. As vendas ocorrerão na China, EUA e em vários mercados da Europa, totalizando 18 países ao redor do mundo que irão dividir uma produção anual de 500 unidades do Polestar 1. Não existe previsão do cupê chegar ao Brasil, caso você se pergunte...
A Polestar ainda afirma que, desde a apresentação inicial do modelo, mais de 6 mil intenções de compra do esportivo foram registradas.
O conjunto mecânico do Polestar 1, chamado pela marca de Electric Performance Hybrid, posiciona o motor a combustão no eixo dianteiro e tracionando as respectivas rodas. O motor elétrico, por sua vez, realiza a mesma operação para as rodas traseiras e é alimentado por um conjunto de baterias de 34 kWh.
Como uma imagem vale mais do que mil palavras, confira nossa galeria de fotos com o belo Polestar 1: