Primeiro eletroposto do Brasil é inaugurado em São Paulo

Recarga elétrica leva 30 minutos para ser concluída em veículos com autonomia de 180 km

Primeiro eletroposto do Brasil fica na USP | Imagem: divulgação

Foi inaugurado na última sexta-feira (28/9) em São Paulo (SP) o primeiro posto de recarga para veículos elétricos no Brasil. O eletroposto, ainda em fase de testes, foi instalado no Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (IEE/USP) e servirá, por hora, a montadoras e instituição públicas que operam com os carros alternativos.

Segundo o Grupo EDP Energias de Portugal, responsável pelo projeto em parceria com sua divisão nacional e o IEE/USP, os processos de recarga rápida levam até 30 minutos para veículos com autonomia de 180 km.

O posto instalado na USP conta com três estações de reabastecimento diferentes: recarga rápida, lenta e residencial. Nas duas últimas o tempo de abastecimento pode levar até 8 horas para ser concluído, mas nesse processo a bateria é 100% reposta, enquanto o processo mais rápido, por questões de segurança, repõe cerca de 80% da energia.

Os três carregadores foram fabricados pela Efacec, a mesma empresa que fornece eletropostos para o projeto de mobilidade elétrica desenvolvido em Portugal. De acordo com a EDP, o posto de recarga rápida segue especificações da Europa, Japão e Estados Unidos e tem 50 kW de potência de saída em corrente contínua.

“Este projeto visa estudar o uso da mobilidade elétrica e seus impactos na rede de distribuição, principalmente nos grandes centros urbanos onde há maior expectativa de utilização desta tecnologia”, afirma Miguel Setas, vice-presidente de Distribuição da EDP no Brasil.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise