Primeiro carro elétrico russo aparece e causa espanto na internet

Modelo Avtotor, fabricado pela Universidade Politécnica de Moscou, não parece ser levado a sério
Modelo elétrico russo Avtotor, ainda na fase de protótipo, fabricado pela Universidade Politécnica de Moscou

Modelo elétrico russo Avtotor, ainda na fase de protótipo, fabricado pela Universidade Politécnica de Moscou | Imagem: Reprodução/Universidade Politécnica de Moscou

Em meio a uma guerra com a Ucrânia, iniciada em fevereiro em 2022, os russos da Universidade Politécnica de Moscou resolveram arregaçar as mangas e fabricar um carro elétrico. O resultado, digamos, não pode ser considerado uma obra prima da engenharia automotiva, mas tem causado uma série de comentários nas redes sociais.  

VEJA TAMBÉM:

Como as fabricantes tradicionais estão se retirando do território russo, a iniciativa dos universitários foi válida numa tentativa de atualizar o setor automotivo do país, que já perdeu várias fabricantes, entre as quais Renault, Hyundai, Mercedes-Benz, Volvo, Volkswagen, BMW, entre outras.

O Avtotor mais se parece com uma engenhoca que recebeu vários apelidos irônicos, entre os quais "máquina de lavar roupa" ou "caçador de Tesla". Basta dar uma olhada para incluí-lo na lista dos modelos mais medonhos que já se tem notícia, entre os quais Fiat Multipla, Pontiac Aztec, SsangYong Rodius, Honda Crosstour e outros. 

O que se vê é uma carroceria de formato irregular,  de apenas duas portas, com vincos inúteis e pequenos faróis redondos. Da pequena área envidraçada sobra apenas o para-brisa e as janelas laterais dianteiras. Isso o caracterizaria como uma van elétrica, com degraus integrados às soleiras.

O carro provavelmente tem uma bateria integrada no piso, o que pode explicar a parte inferior alta. Mal poemos esperar para saber mais sobre a capacidade dessa bateria e sobre o alcance do carro.

O modelo anda sobre rodas desproporcionalmente pequenas. A placa diz "Ispitania" em letras cirílicas, que significa "Testes" em russo. O modelo que estamos vendo é apenas um protótipo em teste em vias públicas no momento. Portanto, só podemos esperar que a versão de produção tenha uma aparência melhor. Melhor como em diferente.

Tudo no Avtotor Amber é fabricado na Rússia, incluindo chassi, motores, bateria e componentes eletrônicos, afirma a montadora. O modelo está previsto para produção em 2025 na fábrica da Avtotor em Kaliningrado. A instalação produzia anteriormente modelos com os emblemas BMW, Ford e Kia antes que as sanções fizessem com que as montadoras ocidentais se retirassem.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana