Presidente da Toyota confirma compacto híbrido flex no Brasil
Modelo em questão deverá ser o SUV Yaris Cross, que pode chegar ao mercado em 2023
A Toyota terá um modelo compacto com tecnologia híbrida em breve no Brasil. A informação foi confirmada pelo presidente da montadora na América do Sul e Caribe em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.
“No Brasil teremos um carro pequeno com tecnologia híbrido flex”, afirmou Masahiro Inoue, sem revelar qual modelo será e nem quando ele será lançado.
Como AUTOO publicou em junho, o veículo em questão deverá ser o Yaris Cross, um SUV compacto que disputará mercado com o Jeep Renegade, Hyundai Creta e outros modelos.
Veja galeria de imagens do SUV Toyota Yaris Cross
Lançado na Europa em 2020, o Yaris Cross possui dimensões menores que o Corolla Cross. São 4,18 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,56 m de altura e entre-eixos de 2,56 m. A propulsão híbrida é fornecida por um conjunto que inclui um motor 1.5 de 3 cilindros e um motor elétrico. Juntos, eles entregam 116 cv de potência, segundo a marca.
A novidade é que no caso brasileiro, o Yaris Cross usaria o mesmo 1.8 híbrido do Corolla, e que será nacionalizado no futuro, com produção em Porto Feliz (SP).
Assim como o Corolla Cross, o novo SUV será montado em Sorocaba, unidade mais capaz da Toyota na América do Sul. Como usa a configuração GA-B para veículos compactos dentro da arquitetura TNGA, a chegada do Yaris Cross também abriria espaço para a nova geração do Yaris.
Diante da boa receptividade do Corolla Cross, hoje líder em vendas dentro da marca, a Toyota poderá aproveitar a retomada econômica esperada após a pandemia e com um portfólio bastante amplo de veículos híbridos no Brasil.
A montadora japonesa, conhecida pelos passos cuidadosos em seu planejamento, poderá então dar o pulo do gato no mercado ao oferecer modelos mais econômicos e sustentáveis em volume bastante elevado.