Prêmio Carro do Ano Europeu de 2024 conta com quatro elétricos finalistas
Entre os sete restantes a BYD faz sua estreia no concurso além de nomes como BMW, Renault, Kia, Peugeot, Toyota e Volvo
Entre os sete modelos que disputam o Prêmio Carro do Ano Europeu de 2024, quatro são SUVs elétricos, mostrando a forte tendência de eletrificação no mercado automotivo. Os finalistas são: Peugeot e-3008, Renault Scenic, Volvo EX30, Kia EV9, BYD Seal, BMW Série 5 e Toyota CH-R.
VEJA TAMBÉM:
- Veja 5 carros elétricos que vão ser lançados em 2024
- Já dá para trocar seu SUV a combustão por um carro elétrico sem perder quase nada
Os 59 jurados de 22 países que escolheram os finalistas avaliaram os 28 carros que estavam elegíveis para o prêmio de 2024. Do total, dois jurados russos estão suspensos do processo pela situação atual do país.
O SUV elétrico da BYD, o Seal, é o primeiro modelo chinês a chegar à final do prêmio, depois de se destacar entre os quatro candidatos da marca, que também incluíam o Atto 3, Dolphin e Han.
O Peugeot e-3008, versão elétrica do modelo que ganhou o prêmio em 2017, busca recuperar o título para a marca francesa. Outro francês na disputa é o Renault Scenic, que mudou de minivan para crossover e tenta repetir o sucesso de 1997, quando foi o vencedor.
O Volvo EX30, fabricado na China, é o novo lançamento da marca sueca, que busca manter o prestígio conquistado pelo Volvo XC40 em 2018. Já BMW, que já esteve várias vezes entre os finalistas, espera finalmente ganhar o prêmio com a Série 5.
A Kia, que venceu em 2022 com o EV6, concorre com outro SUV elétrico de sete lugares, o EV9. E por fim a Toyota, que ganhou em 2021 com o Yaris, aposta no híbrido CH-R.
Para serem elegíveis, os carros devem estar disponíveis em pelo menos cinco mercados europeus. O vencedor do Carro do Ano Europeu será anunciado em 26 de fevereiro de 2024, no Salão do Automóvel de Genebra (Suíça). O Jeep Avenger foi o ganhador do ano passado.