Preço médio do carro usado já subiu 20% em um ano
Estudo realizado com revendas mostra que os consumidores estão pagando mais caro na hora de adquirir um seminovo
As consequências da pandemia não estão causando dificuldades apenas para as fabricantes e os carros 0km. Por conta da produção em baixa e a demanda em alta, comprar um carro novo ficou bem mais caro de um ano para cá. Até mesmo a alternativa, optar por um veículo seminovo ou usado, também está custando mais do que no ano passado.
De acordo com o estudo Performance de Veículos Usados (PVU) realizado pela MegaDealer com dados da Auto Avaliar, o consumidor que comprou um carro usado em janeiro deste ano acabou desembolsando 20% a mais em comparação com o mesmo mês no ano passado. De acordo com as empresas, o preço médio registrado na aquisição de usados através da plataforma Auto Avaliar registrou um novo recorde, passando de R$ 41.090 para R$ 49.278 em apenas um ano.
O estudo também mostrou que, após sete meses de crescimento, o tempo médio que um carro leva para ser revendido nas lojas voltou a subir, de 26 para 30 dias. Isso significa que está se levando mais tempo para comercializar os veículos. De acordo com o relatório das duas empresas, a continuidade da pandemia e o aumento do ICMS em São Paulo seriam as causas.
O PVU também mostrou que os lojistas estão avaliando mais carros (+5%), mas estão comprando veículos para estoque em ritmo mais lento (-19%). O levantamento comprovou que a falta de veículos novos no mercado aumentou a demanda pelos usados, que também se tornaram mais raros de encontrar. Os compradores também estariam sendo mais conservadores na compra e haveria uma insegurança em relação às tributações.
“O cenário mostrado pelo PVU revela o impacto de alguns pontos importantes. A falta de veículos novos e usados permanece e existe insegurança sobre tributações, com o aumento do ICMS no Estado de São Paulo. Além disso, mostra também o comportamento conservador do comprador devido à nova onda da Covid-19. Entendemos que existe uma tendência de retorno aos níveis ‘normais’ de estoque verificados até o 1º trimestre de 2020”, analisa Fabio Braga, country manager da MegaDealer no Brasil.
Outro dado levantado pelo PVU foi o ranking dos carros mais rentáveis para os lojistas, considerando o valor médio de venda e o tempo médio em que o carro fica no estoque. Quanto maior o preço e menor o tempo, melhor a posição no ranking. Dessa forma, o Honda HR-V se tornou o veículo que mais gera lucro para os revendedores, seguido pelo Renault Kwid e o Volkswagen Fox.
Confira o ranking dos carros mais rentáveis para os lojistas
Modelo - Preço médio de venda / dias em estoque
1° Honda HR-V - R$ 94.180 / 22 dias
2° Renault Kwid - R$ 37.423 / 30 dias
3° Volkswagen Fox - R$ 48.318 / 24 dias
4° Toyota Etios - R$ 48.855 / 27 dias
5° Ford EcoSport - R$ 69.860 / 26 dias
6° Chevrolet Onix - R$ 51.381 / 31 dias
7° Volkswagen Saveiro - R$ 57.465 - 33 dias
8° Chevrolet Prisma - R$ 53.322 / 32 dias
9° Hyundai HB20 - R$ 48.373 / 31 dias
10° Volkswagen Polo - R$ 62.614 / 30 dias