Preço dos carros usados já sobe 19% em 2021 e tendência é de alta
Segundo KBB Brasil, tendência de aumento de preços ganhou força em outubro
A falta de unidades 0 km nas concessionárias e a dificuldade da indústria em retomar níveis adequados de produção fizeram com que os preços dos carros usados disparassem ao longo dos últimos meses.
Uma pesquisa recente da KBB Brasil nos permite ter uma ideia mais clara do atual cenário desse segmento de mercado na atualidade.
De acordo com o mais recente levantamento mensal da empresa, os carros usados (intervalo de 4 a 10 anos de uso) acumulam um aumento de preço da ordem de 19% neste ano. Isolando apenas os modelos 2012, a alta nos valores já é de 19,9% de janeiro a outubro.
“A tendência de aumento de preços dos carros usados ganhou mais força em outubro”, destaca a KBB Brasil. “Os carros seminovos tiveram variação de 1,67% no mês passado, enquanto os usados mais velhos subiram 2,21%, em média”, completa a empresa especializada em pesquisa de preço.
“Entre os seminovos, quem mais puxou a alta nos preços foram os veículos na casa dos 3 anos de uso, ano modelo 2018, que oscilaram em 2,36% em média no mês passado. A variação média dos carros seminovos está perto dos 13%, contando o período de janeiro deste ano até hoje”, detalha a KBB Brasil.
Leia também:
Alta demanda já resulta em falta de veículos usados no mercado
Governo de SP reduz ICMS para carros elétricos e veículos usados
Novo recorde: desde 2004 não se negociam tantos veículos usados no Brasil
A situação também não é diferente no segmento de automóveis novos.
O levantamento da KBB Brasil aponta para uma alta de 14,6% no preço dos carros 0 km modelo 2022 no acumulado do ano. A média do segmento de veículos novos, englobando também unidades 2021 0 km que figuravam nas concessionárias, está em 5,9% de aumento ao longo dos 10 meses de 2021.
Para elaboração da pesquisa referente ao mês de outubro, a KBB Brasil levou em consideração 26.376 versões de automóveis novos e usados comercializados no país.