Preço dos carros usados e seminovos dispara em março
Mesmo com uma leve queda nas vendas do setor, valores seguem com movimento de alta
Entre os efeitos da pandemia no comportamento do público, apontam especialistas, figura a migração de uma boa parte do público para meios de transporte individuais, com o carro ocupando grande destaque. Em especial para fugir das aglomerações no transporte público e evitar o contágio pelo novo coronavírus, o setor de carros usados desponta como a porta de entrada para muita gente que está em busca de um veículo acessível para uso diário.
Só que a realidade do mercado brasileiro está longe de trazer preços amigáveis também entre os automóveis com mais tempo de uso. De acordo com o mais recente Monitor de Variação de Preços (MVP) da KBB Brasil, os veículos seminovos (até 3 anos de uso) apresentaram um reajuste médio acima dos 4% em março, enquanto os usados registraram aumentos de 5% no mesmo período. Para os carros 0 km, a alta nos preços gravitou em torno de 2%.
“Desde setembro de 2020 o MVP produzido pela KBB Brasil não registrava acréscimo médio acima de 1% para os carros 0 km em um único mês. No caso de março, a variação bateu os 1,87% de média, com destaque para os veículos novos com ano/modelo 2020, cujo reajuste médio alcançou 2,50%”, destaca a empresa especializada na precificação de carros novos e usados.
“Este aumento mais acentuado nos preços dos carros 0 km foi observado num contexto em que, segundo a Anfavea (associação das fabricantes), 14 montadoras chegaram a interromper suas produções por conta de escassez de matéria-prima e impactos da pandemia no final do mês passado (ainda que o resultado da produção de veículos tenha sido 1,7% positivo em março). As dificuldades que a indústria vem enfrentando para atender a demanda dos consumidores por carros novos pode explicar, em parte, o reajuste de preço mais elevado em veículos com ano/modelo 2020 ou 2019”, completa a análise da KBB Brasil.
Entre os carros seminovos com até três anos de uso, a variação média de preços do mês de março chegou a 5,32% para os carros com ano modelo 2018. Já no caso dos usados com até 10 anos de uso, o pico da média de reajuste ficou com o ano modelo 2015, com 5,96% de variação.
“Estes comportamentos de preços dos seminovos e usados persistiram mesmo em um mês com sinais de arrefecimento da demanda do setor, sobretudo por conta das medidas de circulação e atividade econômica mais restritivas adotadas na maior parte do território nacional, devido à situação atual da pandemia. De acordo com dados da Fenauto (federação dos revendedores), embora em março o segmento tenha registrado cerca de 4,4% de aumento no número de automóveis e comerciais leves transacionados, o resultado teve mais a ver com o maior número de dias úteis do mês do que com a demanda no período, uma vez que a média diária de vendas foi 14% menor (incluindo motos e veículos pesados)”, conclui a KBB Brasil.