Preço de Tracker! Chevrolet Monza 1985 '0km' nunca usado tem preço de R$ 115 mil
Exemplar na versão 1.8 SL/E que jamais foi licenciado e emplacado pode ser considerado o mais novo do Brasil
Em tempos de proibição de carros importados no Brasil, o sonho de consumo da classe média brasileira se concentrava em quatro das principais montadoras: Ford, Volkswagen, Fiat e Chevrolet.
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Neste último exemplo, o Monza, juntamente com a dupla Opala e Caravan, estava entre os mais queridos. Não é à toa que ele foi durante três anos consecutivos (1984, 1985 e 1986) o carro mais vendido do país. Com um total de 857.810 modelos vendidos no mercado brasileiro entre 1982 e 1996, este exemplar na cor verde água metálico talvez seja o Monza mais zero do Brasil, literalmente falando, pois só tem insignificantes 29 km.
A versão 1.8 SL/E a álcool (hoje etanol) está à venda no site especializado em carros clássicos GG World Premium Classics Cars. É um “fase 2” de 1985, ou seja, no ano em que ocorreram algumas mudanças sutis de atualização. Entre elas, podemos destacar: aplique de spoiler dianteiro com novas entradas de ar, frisos de porta, novos retrovisores, grade e lanternas traseiras. Na SL/E, fora as calotas totais que eram de série, podia-se optar pelas rodas de alumínio de aro 13 com pneus 185/70.
Segundo o comerciante de carros raros e antigos Alex Fabiano, o GG, o Monza nunca foi emplacado. Com quase 40 anos de fabricação, o sedã mantém até a nota fiscal totalmente original emitida pela extinta concessionária Itororó Ipiranga.
“Não preciso nem falar de quanto é novo este carro. Até os famosos pneus Grand Prix S70 da Goodyear de aro 13 são originais. Eles não ressecaram muito porque o dono e colecionador soube mantê-los, suspensos, já que o carro ficou sobre cavaletes”, explica GG.
O Monza foi considerado um dos carros mais velozes de sua época. Os dados técnicos mostram 83 cv a 5.200 rpm e 14,4 kgfm a 3.100 rpm, que associado ao câmbio manual de cinco marchas foi suficiente para empurrar seus 1.047 kg de peso a 100 km/h em 14,5 segundos e atingir a velocidade final de 157 km/h.
Pode não parecer muito hoje, mas como comparação, o Gol GT - tido como um dos esportivos nacionais mais velozes - com motor AP-1800S cumpria o mesmos 0 a 100km/h em 9,7 segundos e final de 180 km/h, também com o auxílio de uma caixa manual de cinco velocidades. Vale lembrar que ele pesa só 934 kg.
Modelo da GM já foi o carro mais vendido do Brasil
Mas voltando ao sedã da GM, ele conta com os seguintes opcionais de fábrica, de acordo com a descrição da nota fiscal de compra: bancos dianteiros com encosto de cabeça, vidro colorido laminado com degradê, temporizador, limpador, desembaçador eletrônico, pintura metálica, entre outros recursos de conveniência.
Na parte interna, GG optou por colocar plásticos para preservar a textura original dos confortáveis e saudosos bancos em veludo, material este que também reveste as forrações de porta e acabamento lateral. Uma época de ouro para a Chevrolet!
“Este Monza ainda tem cheiro de carro novo e tudo isso é muito legal; pois vem sempre um monte de lembranças em minha cabeça da nossa época de infância e adolescência”, relembra o comerciante.
E você? Tem saudades do Monza e quer voltar no tempo? O GG explica que quem comprar, vai levá-lo todo revisado e com a troca de todos os óleos, fluidos entre outros detalhes para ele “voltar à vida”. O preço é de R$115 mil, quase o valor pedido por um Chevrolet Tracker 2023 0km (R$120.990).
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