Pouco antes de virar nacional, Audi Q3 ganha motor 1.4 turbo
Mais barata, versão dá conta do recado e é ainda mais econômica
O grande dilema do utilitário esportivo, sobretudo no Brasil, é conciliar desempenho com economia. Como são geralmente mais pesados que sedãs e hatches, os SUVs com motores equivalentes andam menos ou, caso venham com um propulsor adequado, acabam gastando muito. Mas há exceções.
A mais recente é o Q3 1.4 TFSI. O menor SUV da Audi agora é vendido no Brasil com visual renovado e uma motorização mais ‘urbana’, com 150 cv de potência e economia de combustível tão grande que o modelo ganhou nota A do Inmetro.
Só faltou ser flex, o que deve ocorrer em meados do no ano que vem quando o Q3 passará a ser produzido no Brasil. Ou seja, a linha 2016, lançada neste mês, é uma espécie de prévia da versão nacional.
Visual parecido
Como em outros casos na marca alemã, o Q3 mudou pouco e é preciso procurar com calma para notar as diferenças entre o novo e o anterior. A mais nítida novidade é a grade com moldura metálica. Segundo a Audi, trata-se do novo padrão desse tipo de veículo é vista também no irmão maior Q7.
Mas não foi só isso que mudou no Q3. Os faróis agora têm uma assinatura de LEDs diferente, em formato de “Y”, e os para-choques estão mais protuberantes, mas sem os faróis de neblina, que fazem parte do conjunto principal. Ainda assim, há entradas laterais nos para-choques dianteiros, apenas para compor o visual.
A traseira está bem parecida com a anterior, apenas leves retoques no desenho das lanternas e das luzes de neblina, portanto, se você ver o Q3 2016 por trás dificilmente vai reconhecê-lo.
Motor ideal
A mais notável diferença do Q3 é mesmo o motor 1.4 TFSI. É mais uma versão do propulsor que equipa modelos com o A3 e o Golf, mas aqui rendendo 150 cv e com mais de 25 kg de torque já a 1.500 rotações. A transmissão nesse caso é de dupla embreagem e seis marchas.
Com ele, agora o Q3 pode ser adquirido a partir de R$ 127.190 na versão Attraction, que traz também rodas de liga de 17 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, de chuva e luz, além de volante multifuncional.
É um bom pacote para um carro que anda bem na cidade e na estrada e consegue a proeza de gastar pouco. São 10,7 km por litro de gasolina na cidade, segundo o Inmetro, que divulga um dado um pouco mais pessimista do que motoristas mais cuidadosos conseguem.
E o melhor é que você nem sente falta de força no Q3. O motor 1.4 tem respostas rápidas e bem aproveitadas pelo ótimo câmbio.
R$ 127.190 SUV médio Hyundai ix35, BMW X1, Mercedes-Benz GLA 6.002 unidades 1.4 gasolina 150 cv a 5.000 rpm 25,5 kgfm a 1.500 rpm Dupla embreagem de 6 velocidades 4,388 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 m de altura e 2,6 m de entreeixos 1.405 kg 460 litrosAudi Q3 Attraction 1.4 2016
Resumo
Preço
Mecânica
Motor
Dimensões
Medidas
Versão 2.0 superior
Além da novidade 1.4, a Audi também relança as versões 2.0, agora com um motor mais avançado. Com 2 litros, o novo propulsor tem duas versões, uma com 180 cv e outra com 220 cv. Com elas e a transmissão S-Tronic de 7 velocidades, o Q3 consegue ir de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e 6,4 segundos, respectivamente.
O segredo do novo motor é ter um sistema de injeção duplo. Além da injeção direta, usada quando é necessário ter mais performance, o 2.0 possui injeção indireta também, como nos carros mais simples. Ela é acionada em regimes de economia, onde não é exigido torque extra.
A versão 2.0 vem equipada com tração integral quattro em todos os pacotes, além de sistema de som Audi. Os preços vão de R$ 145.190 a R$ 190.190.
A potência extra é muito bem-vinda, mas o que mais você sente falta na versão 1.4 de entrada são os equipamentos de série. A tração integral também é um item de segurança importante, mas se sua rotina é mais cidade, trânsito e poucas escapadas para a estrada, não vai sentir falta.
Falta mesmo no Q3 alguns recursos que já passaram a ser comuns em modelos bem mais baratos. Quer saber um? Park Assist. O modelo não tem nem na versão top e isso porque a Volks, a marca-mãe, inventou. Central multimídia que conversa com smartphones via Android Auto e CarPlay? Também não.
Talvez sejam argumentos que estão sendo guardados para a versão nacional do Q3, que será lançada dentro de um ano, após o início de produção A3 Sedan, o primeiro Audi a voltar a ser brasileiro. Até lá, vale a pena ter o Q3 1.4, que de pequeno só mesmo o número.
Confira os preços do novo Audi Q3 2016:
Q3 1.4 Turbo 150cv Attraction R$ 127.190
Q3 1.4 Turbo 150cv Ambiente R$ 144.190
Q3 2.0 Turbo 180cv quattro Attraction R$ 145.190
Q3 2.0 Turbo 180cv quattro Ambiente R$ 165.190
Q3 2.0 Turbo 220cv quatrro Ambition R$ 190.190