Porsche: próximo Macan será apenas elétrico
SUV compacto 100% elétrico poderá estar nas ruas em 2020
O SUV 100% elétrico da Porsche vai sair ainda em 2020 e será o compacto Macan. Até agora a marca alemã só tem o Taycan movido completamente por eletricidade, esportivo que será lançado no final deste ano. Haverá também uma versão aventureira, Taycan Cross Turismo. "A eletromobilidade e a Porsche combinam perfeitamente, não apenas por compartilharem o foco na alta eficiência, mas especialmente por sua personalidade esportiva", comenta Oliver Blume, presidente do Conselho de Administração da Porsche AG.
Em julho do ano passado a decisão de fabricar a nova geração do Macan nas dependências de Leipzig já havia sido tomada e esse investimento foi pensado para o futuro, caso a Porsche venha a comercializar mais veículos elétricos no futuro. De acordo com a marca, o Macan passará a ser "uma série completamente elétrica". Assim, a nova linha de montagem já estará pronta para suprir a demanda.
Baseado na arquitetura PPE (Premium Plataform Electric), desenvolvida junto com a Audi, o SUV utiliza tecnologia de 800 volts. "Até 2022, estaremos investindo mais de seis bilhões de euros em mobilidade elétrica e, em 2025, a metade dos novos veículos da Porsche terão um sistema de propulsão elétrico.
Apesar disso, ao longo dos próximos dez anos, vamos focar numa combinação de sistemas consistindo em motores a gasolina ainda mais otimizados, modelos híbridos plug-in (que podem ser carregados na rede elétrica normal) e carros-esportivos operados exclusivamente a eletricidade. Nosso objetivo é ter um papel pioneiro na tecnologia e, por isso, vamos continuar alinhando permanentemente a empresa com a mobilidade do futuro", complementa o executivo.
Quando começou a produção do Macan, em 2014, a fábrica produzia 40 mil unidades do compacto. Atualmente são mais de 90 mil para vários mercados. A fase final de expansão da fábrica começou há dois anos, tornando possível produzir o Panamera em Leipzig, aumentando o número de funcionários para 4 mil. Já foram investidos mais de 1,3 bilhão de euros em desenvolvimento na planta de Leipzig. Agora vamos aguardar pelas novidades elétricas.