Porsche Panamera ganha opção GTS
Nova versão ocupa lacuna intermediária da série com motor 4.8 V8 de 430 cv
O Porsche Panamera está disponível em um novo “sabor”. A marca apresenta no Salão de Los Angeles, nesta semana nos Estados Unidos, a série GTS, uma opção ainda mais esportiva que os modelos da linha “S”, porém, ainda abaixo das versões “Turbo”, as mais potentes e rápidas do menu da marca para o cupê.
O alto desempenho da nova máquina é fruto do motor 4.8 V8 (aspirado) de 480 cv e torque máximo de 53 kgfm – são 30 cv a mais que o Panamera S. Essa força toda, segundo a marca, permite ao Panamera GTS acelerar do 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos e atingir até 288 km/h.
A nova série é oferecida apenas com transmissão PDK, a designação da Porsche para o seu câmbio semi-automático de 7 marchas e dupla embreagem, o que torna as mudanças mais rápidas e também ajuda na redução do consumo de combustível – o modelo roda em média 9,1 km por litro de gasolina.
Mas as diferenças deste Panamera não estão apenas no nome e a cavalaria extra debaixo do capô. A parte visual também tem sua parte de exclusividade, como o para-choque com tomadas de ar acentuadas, canos do escapamento com acabamento fosco e o jogo de rodas aro 19”, desenhadas somente para a nova série. A mesma regra valeu para a construção da cabine, que tem personalidade mais esportiva, com bancos semi-concha e o volante coberto por camurça, como alguns destaques.
O pacote tecnológico do carro, além de recursos de segurança, como controles eletrônico de estabilidade e tração, também conta com itens que aumentam a performance do carro, principalmente em velocidades altas.
O Panamera GTS já vem equipado com o sistema de suspensão ativa, que varia as respostas do amortecedores por comando eletrônico de acordo com o modo de condução selecionado – há as opções Comfort, Normal e Sport. Outro item é o aerofólio escamoteavel na traseira, que aumenta a pressão aerodinâmica na traseira do veículo a partir da marca dos 205 km/h, melhorando sua estabilidade.
A lista de itens continua ainda com pneus de alta desempenho e o Lauch Control, o "controle de largada", que ao ser acionado proporciona ao veículo executar arrancadas mais eficientes. A Porsche começa a vender seu novo carro na Europa e EUA a partir dos primeiros meses de 2012. O preço, entretanto, ainda não foi divulgado.