Porsche Macan S com novo motor chega ao Brasil em 2019
SUV médio da marca alemã conta com novo V6 turbo mais eficiente
Notícia relevante envolvendo os carros de luxo no mercado brasileiro. A Porsche confirmou nesta semana que vai lançar por aqui no segundo semestre de 2019 o Macan S com um novo motor 3.0 V6 turbo.
O propulsor traz filtro de partículas para reduzir o nível de emissões e está 14 cv mais potente em relação ao motor utilizado anteriormente no Macan. Segundo a Porsche, o novo 3.0 V6 turbo entrega 354 cv de potência e 48,9 kgfm de torque. A marca declara para o novo Macan S uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e pode alcançar 254 km/h de velocidade máxima. O consumo médio de acordo com o ciclo europeu é de 11,2 km/l.
A Porsche acrescenta que um dos diferenciais no projeto do novo motor V6 vai para a instalação central do turbo. “A colocação do turbocompressor no interior do V do motor resulta em menores percursos para os gases de escapamento entre as câmaras de combustão e a turbina, assegurando reações mais intensas e imediatas”, explica a fabricante. O turbo conta com a dupla entrada (twin-scroll), o que garante que os fluxos dos gases de escapamento alimentem a turbina continuamente.
Vale a pena destacar que em seu facelift o Macan traz pneus com larguras diferenciadas (mais largos na traseira) e a tração nas quatro rodas Porsche Traction Management (PTM), a qual foi reformulada e otimizada. No conjunto de suspensão dianteira, garfos de molas feitos de alumínio substituem os componentes de aço anteriores. O novo design em liga leve é mais rígido e diminui a massa não-suspensa, tornando a direção do Macan mais precisa e aumentando o conforto de rodagem, explica a Porsche.
A fabricante acrescenta também que foi feito um trabalho detalhado nos freios do novo Macan. O motorista irá notar, segundo a Porsche, a mudança na sensação ao pisar no pedal. O pedal pesa agora cerca de 300 gramas menos que a peça anterior, feita de aço, e atua sobre o cilindro-mestre do freio através de um braço de alavanca mais curto. Isso causa uma resposta mais imediata dos freios e o condutor também pode sentir um ponto de pressão mais preciso devido à firme conexão. A concepção ainda mais esportiva do novo Macan S se reflete nos discos de freios dianteiros maiores, com o diâmetro aumentado em 10 mm para 360 mm, e a espessura 2 mm maior, para 36 mm. Todas as novas pastilhas de freios não utilizam cobre. O Macan S também pode ser equipado opcionalmente com o Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB - freios de composto de cerâmica).
Após o facelift, o Porsche Macan traz uma nova central multimídia com tela full-HD de 10,9”, novo volante esportivo igual ao do novo 911, além de uma barra luminosa tridimensional traseira em LED. Os faróis de LED são de série e o Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS - sistema de luzes dinâmico) opcional pode ser usado para controlar a distribuição de luz de forma adaptativa.
A Porsche acrescenta que o novo Macan S no Brasil terá o preço definido em uma data mais próxima ao lançamento.